Recadastramento do Bolsa Família é prorrogado até 12 de dezembro

By -

acompanhamento-bolsa-familiaA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), informa que o prazo limite para a atualização cadastral dos usuários do Programa Bolsa Família (PBF) foi prorrogado pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) até o dia 12 de dezembro.

A revisão cadastral a cada dois anos é obrigatória para todos os beneficiários e visa garantir a qualidade das informações cadastrais, essenciais para a manutenção do programa, além de subsidiar a criação de políticas públicas. Deverão se recadastrar as famílias que se cadastraram ou fizeram o último recadastramento em 2012.

Em Manaus, segundo o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), cerca de sete mil famílias precisam recadastrar seus dados.  Os dados devem ser atualizados na sede da Semasdh, na avenida Ayrão, s/nº, esquina com rua Ferreira Pena, Centro, ou em uma das 18 unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), localizadas em todas as zonas da cidade.

Para a atualização do cadastro, é necessária a apresentação de documentos de pessoas que moram na residência (CPF, Carteira de Identidade, carteira de trabalho, comprovante de renda e título de eleitor), comprovante de residência (conta de luz ou água atualizada), além de certidão de nascimento e declaração escolar das crianças e adolescentes. As famílias que não fizerem o recadastramento correm o risco de ter seu benefício bloqueado pelo MDS já a partir de janeiro de 2015.

Roberto Brasil