Reabertura da Vila Olímpica começa com prova dos 100 metros rasos e Sandro Viana na pista

By -
A Vila Olímpica deve servir como local de treinamento dos atletas durante os Jogos Olímpicos

A Vila Olímpica deve servir como local de treinamento dos atletas durante os Jogos Olímpicos

O evento comemorativo ao Dia Mundial do Atletismo, que marca a reabertura da pista de atletismo da Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa (avenida Pedro Teixeira, nº 400, Dom Pedro, zona centro-oeste), na sexta-feira, dia 8 de maio, às 16h, em Manaus, será aberto oficialmente com a final dos 100 metros rasos. Destaque para a presença do velocista e medalhista olímpico Sandro Viana, que treina em São Paulo e utilizará o torneio para tentar melhorar o seu ranking na prova.

As outras provas que dão o pontapé inicial do torneio são as finais do salto triplo, lançamento do dardo e arremesso do peso, todas no masculino. As primeiras competições femininas começam às 16h45, com a final dos 100 metros rasos (ver quadro a baixo).

A programação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 6, pela Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam), que realiza o evento em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO) e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

reabertura-vila-olimpica-03De acordo com o presidente da FVO, Aly Almeida, a reabertura da pista será uma grande festa para o esporte amazonense, com a presença de atletas, estudantes das escolas públicas e alunos da escolinha de atletismo, que, atualmente, conta com aproximadamente 60 integrantes e tem a oportunidade de voltar a treinar no local após dois anos.

“Os atletas da escolinha correrão 50 metros, logo na solenidade de abertura, que também terá uma homenagem simbólica ao Sandro Viana”, informou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.

Atualmente, o velocista Sandro Viana treina em São Paulo, em preparação para o Troféu Brasil de Atletismo. O torneio será disputado no período de 14 a 17 deste mês, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).

reabertura-vila-olimpica-02Além de Sandro, outra presença confirmada na Vila Olímpica de Manaus é Alexon Maximiano, bronze no lançamento do dardo no Pan de 2007 (disputado no Rio de Janeiro). Ele competirá ao lado dos atletas Jander Cardoso, Rodrigo Santos e Dener da Silva (todos do lançamento de dardo, categoria adulto), que também estarão no Troféu Brasil.

Retorno – As provas do evento comemorativo ao Dia Mundial do Atletismo contam pontos para o ranking brasileiro, mas só o fato de voltar a pisar na pista da Vila Olímpica já é motivo de orgulho para alguns competidores.

“Para nós, que estávamos treinando fora, com certeza é um privilégio voltar a treinar e a competir numa pista no mesmo nível da usada nas competições nacionais e internacionais”, destacou o velocista Franklin Ribeiro, enquanto se exercitava no local, na terça-feira, dia 5.

A pista – Reinaugurada no dia 23 de março de 2006, com a realização do Meeting Internacional, evento que contou com a presença de atletas brasileiros e sul-americanos, a pista da Vila Olímpica teve de passar por uma nova reforma, que começou há dois anos e sofreu algumas interrupções necessárias.

O local é revestido com Sportflex Super X, para uma pista de atletismo de 400 metros com oito raias, áreas de salto em altura, saltos em distância e triplo, lançamento de dardo, lançamento de martelo, lançamento de disco e arremesso de peso.

Além de resgatar a presença do público no complexo e retomar a prática do atletismo, desde as escolinhas, a FVO trabalha para que a Vila Olímpica sirva de centro de treinamento de atletas durante os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Ajustes finais – Encerrada a pintura das raias, os trabalhos de reparos foi estendido à área ao redor da pista. Os últimos ajustes abrangem a recuperação dos alambrados, troca de luminárias e corte da grama e retirada de entulhos.

Roberto Brasil