Reabertura da pista da Vila Olímpica marca retorno de Alexon Maximiano ao atletismo

By -
Alexon volta após ficar sete anos parado e longe de competições

Alexon volta após ficar sete anos parado e longe de competições

A reabertura da pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus será na próxima sexta-feira (8) e não mais no sábado (9), como estava previsto, e  terá a participação de dois dos grandes nomes amazonenses do atletismo brasileiro: Sandro Viana e Alexon Maximiano. A mudança de data atende a ajustes na agenda do governador José Melo – que deverá estar presente na reinauguração com toda a comitiva governamental – e foi tomada em conjunto pela Fundação Vila Olímpica (FVO) e a Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (FEDAEAM).

Apesar da alteração, toda a programação esportiva foi mantida. A pista será reaberta às 16h, com um evento especial para celebrar o Dia Mundial do Atletismo. A competição oficial irá contar pontos para o ranking brasileiro.

“Será uma grande festa para o atletismo e para a própria Vila Olímpica, que também se prepara para servir de centro de treinamento durante os Jogos Olímpicos do ano que vem”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.

Outro objetivo é resgatar a presença do público no complexo e retomar a prática do atletismo, desde as escolinhas.

Uma das grandes atrações será o atleta Alexon Maximiano, 32, que foi medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007 (no Rio de Janeiro) e volta a competir aos poucos, depois de um longo tempo afastado das pistas.

“Ele passou sete anos parado e agora voltou a treinar forte”, informou a presidente da FEDAEAM, Marleide Borges.

atletismo-vila-olimpica-pista-reabertura 2Alexon se junta a Jander Cardoso, Rodrigo Santos e Dener da Silva, todos do lançamento de dardo (adulto). O trio já está convocado para a disputa do  Troféu Brasil de Atletismo, que ocorre entre os dias 14 e 17 deste mês, em São Paulo.

Quem também está confirmado no torneio em Manaus é o velocista Sandro Viana, que irá utilizar a prova dos 100 metros para melhorar o índice, em preparação para o Troféu Brasil.

Últimos ajustes

Todo o processo de pintura das raias já foi encerrado e a reforma da pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus passa pelos últimos ajustes, que vão desde a recuperação dos alambrados e corte da grama, à retirada de entulhos.

O material retirado é resultado do que sobrou com a reforma e foi colocado provisoriamente na área de manutenção da Vila, para que seja retirado pelo serviço de limpeza pública.

“O professor Aly já encaminhou ofício e a prefeitura deve fazer a retirada do entulho nos próximos dias”, informou o coordenador das escolinhas de iniciação esportiva, professor Everardo Rezende.

Reforma

Reinaugurada no dia 23 de março de 2006, com a realização do Meeting Internacional, evento que contou com a presença de atletas brasileiros e sul-americanos, a pista da Vila Olímpica teve de passar por uma nova reforma, que começou há dois anos e sofreu  interrupções necessárias. O custo da obra está estimado em R$ 6 milhões.

Roberto Brasil