Quatro corredores viários da cidade estão recebendo asfalto novo

By -

corredores-manaus7Até o aniversário de Manaus, 24 de outubro, quatro extensos corredores viários da cidade estarão totalmente recapeados: a Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, localizada na zona Oeste da cidade; a Rua Japurá, que passa pelo Centro e outros bairros da zona Sul; a Alameda Cosme Ferreira, na zona Leste, e a Avenida José Henrique, na zona Norte. Essas vias recebem, atualmente, o serviço de fresagem, ou seja, o antigo asfalto está sendo retirado para recebimento do novo. Ao todo, as vias terão acrescidos oito centímetros de massa asfáltica. 

Os serviços de fresagem e recapeamento, que estão sendo executados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), consistem na remoção de uma ou mais camadas do pavimento antigo, por meio de um equipamento chamado fresadora, que corta a frio o revestimento asfáltico através de movimentos rotatórios contínuos, para, em seguida, a via receber o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Esse tipo de obra oferece um pavimento mais resistente e durável.

corredores-manaus4A Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, uma das vias principais que liga o bairro da Compensa ao São Raimundo, será totalmente recapeada no trecho que compreende a Avenida Brasil, passando pelo Cemitério Santa Helena, Rua Rio Branco e contemplando ainda a Rua Cinco de Setembro, totalizando 3,8 km. “Essa via estava muito danificada porque se tornou rota principal para veículos pesados que possuem como destino o Porto do São Raimundo. O asfalto antigo já estava muito deteriorado. Por isso, a prefeitura está, não só regularizando a pista, mas retirando o asfalto antigo e recapeando totalmente. Ao final, a via contará com oito centímetros de espessura”, disse o subsecretário da Seminf, Roberto Portilho.

Já na Rua Japurá, o serviço teve início nas proximidades da Ferreira Pena e terá continuidade cortando a Tapajós, Joaquim Nabuco, Aurina, Afonso Pena, Major Gabriel, Emílio Moreira, Jonathas Pedrosa, Visconde de Porto Alegre, Duque de Caxias, General Glicério, Castelo Branco até chegar a Carvalho Leal, na Cachoeirinha, totalizando 1,8 km de via recapeada. O trecho não recebia um serviço como esse há mais de dez anos.

corredores-manaus2Além dessas, a Alameda Cosme Ferreira, no trecho que vai da Bola do São José ao trevo Puraquequara (4,7 km) e a Avenida José Henrique, no trecho que vai da Avenida Torquato Tapajós a via Nossa Senhora da Conceição (10,5 km), também recebem o mesmo serviço de fresagem e recapeamento.

As quatro operações tiveram início na última segunda-feira, 1°, e têm previsão de concluão para 40 dias. Os serviços estão sendo executados no período da noite, incluindo a madrugada, quando o fluxo de veículos é menor. Cerca de 30 homens trabalham diariamente em cada operação. As quatro frentes de obras somam, aproximadamente, 600 toneladas de asfalto utilizadas por noite.

Após a conclusão dessas obras, os serviços seguem para a Tarumã, na Praça 14, e Comendador Clementino, no Centro.

Roberto Brasil