Qualidade de Software é tema de Simpósio Brasileiro que inicia amanhã em Manaus

By -

goal_setting_software

Quando falamos em software, logo pensamos em computador. O que muita gente não sabe é que eles estão em toda parte: na medicina, nos automóveis, na indústria, no comércio. E se esse software não funcionar ou tiver falhas, é dor de cabeça na certa.  Qualidade de software é  tema do XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), que acontece de 17 a 21 de agosto no Studio 5 Centro de Convenções.

“Um software com defeitos pode trazer muito problema. Se um marca-passo, por exemplo, não funcionar, pode colocar a vida de uma pessoa em risco. A mesma coisa acontece quando um software tem falhas de segurança. Ele pode ser invadido e expor informações particulares e sigilosas”, afirma o professor Eduardo Feitosa, coordenador da pós-graduação do Instituto de Computação da Ufam e palestrante do simpósio.

A programação do SBQS terá apresentação de artigos técnicos, relatos de experiências, workshop de teses e dissertações, palestras com profissionais renomados nacional e internacionalmente, entre eles o professor emérito Victor Basili, principal referência na área de Engenharia de Software do mundo.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW) e tem como objetivo reunir empresários, profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software, em um evento de divulgação e troca de experiências, promovendo a integração Universidade – Empresa.

É a primeira vez que Manaus sedia o SBQS. A edição é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do IComp e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Paralelamente ao SBQS, vai haver a Escola Avançada de Qualidade de Software na Amazônia. O evento é voltado para alunos de pós-graduação e oferece cursos de curta duração e sessões técnicas que promoverão a discussão e análise de aspectos avançados da pesquisa relacionada com a Qualidade de Software.

Mario Dantas