PTB troca deputado que votou contra Cunha no conselho de ética

By -
Arnaldo Faria de Sá cedeu à vaga para Nilton Capixaba, que já foi alvo do Conselho de Ética

Arnaldo Faria de Sá cedeu à vaga para Nilton Capixaba, que já foi alvo do Conselho de Ética

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) foi substituído do Conselho de ética da Câmara pelo deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO). Arnaldo havia votado a favor da continuidade das investigações do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) envolvido em denúncias de corrupção na Petrobras que são investigadas pela Operação Lava Jato. A substituição foi definida pelo líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), aliado de Cunha.

Capixaba já foi alvo de uma investigação pelo Conselho de Ética que resultou na aprovação de um relatório pedindo sua cassação por envolvimento com a “máfia dos sanguessugas, em, 2006, como ficou conhecido o esquema de aquisição de ambulâncias com valores superfaturados. O processo, porém, não teve seguimento e o parlamentar não foi reeleito para um novo mandato na ocasião.

Os membros do Conselho de Ética só podem ser substituídos em caso de renúncia do próprio integrante, ou por morte ou perda do mandato. O objetivo é evitar que os parlamentares do colegiado sejam submetidos a pressões partidárias.

“O líder do meu partido pediu a vaga. Eu não vou ficar brigando com ele por causa de uma vaga. A vaga é do partido e não vou criar caso”, justificou Arnaldo.

*247

Roberto Brasil