Propostas para o trânsito e mobilidade urbana são apresentadas por Henrique Oliveira

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Quatro bairros da zona Norte de Manaus receberam nesta quinta-feira, 22, a visita do candidato a prefeito, Henrique Oliveira (SD), e seu vice, Alessandro Bronze (PRTB). Os candidatos percorreram as principais ruas e cruzamentos dos bairros Manoa, Parque das Nações, Mundo Novo e Novo Israel.

O tema abordado por Henrique nas atividades de hoje foi trânsito e mobilidade urbana. Logo cedo o candidato realizou panfletagem na entrada do bairro Manoa e conversou com motoristas e pedestres. A reprovação com a Faixa Azul, que começou a funcionar hoje nas Avenidas Max Teixeira e Torquato Tapajós foi unânime. O principal questionamento dos motoristas para Henrique estava relacionado a faixa.

“A gente ouve os gritos dos motoristas questionando o que vamos fazer com a faixa azul quando ganharmos. E eu digo que nós vamos acabar com a faixa azul. Minha primeira medida vai ser pintar ela de preto”, destacou o candidato.

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Segundo Henrique, uma faixa exclusiva só funciona com um sistema exclusivo e com uma série de intervenções na malha viária. “Acredito que precisamos de um corredor de ônibus, mas só um estudo muito bem detalhado poderá determinar de que lado deve ser, quantos ônibus deve ter e etc”, Explicou Henrique.

O candidato também apresentou outras propostas relacionadas a mobilidade urbana. Uma delas é a de construir novas vias e, ainda, novas alternativas de rota nas vias existentes. “Vamos eliminar semáforos, adotando a Onda Verde, a Direita Livre e outros mecanismos que ajudem a reduzir os engarrafamentos e baratear os custos do transporte”, destacou.

Henrique também conversou com os usuários do transporte coletivo. Sua proposta para 2017 é dotar todos os ônibus de GPS, criando um aplicativo que permita ao usuário saber, em tempo real, em que parte da cidade está a linha que precisa pegar. “Com isso vamos reduzir o tempo de espera nas paradas e isso é qualidade de vida para a população”, ressalta.

Além do GPS, Henrique também destacou outras melhorias. “Com o BRT, através das ‘linhas alimentadoras’, vamos aumentar a velocidade dos ônibus tornando-o mais rápido e mais frequente que a linha regular”.

Mario Dantas