Proposta prevê curso para aperfeiçoamento profissional de jovens egressos do Ensino Médio

By -

curso1Vencer os desafios de uma vida profissional, desenvolver competências que facilitem o sucesso da manutenção do emprego e progredir na carreira são algumas realidades que jovens egressos do Ensino Médio precisam enfrentar no dia a dia.

Diante desta realidade, o líder do PV na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everaldo Farias, protocolou a Indicação n° 931/2014 junto ao Governo do Estado para que um curso específico no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) possa ser criado para a capacitação e manutenção do emprego para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

“É preciso assegurar aos nossos alunos finalistas um conjunto de suportes a longo prazo que permita dar apoio na resolução de dificuldades individuais e no desenvolvimento de competências que facilitem o sucesso da estabilidade e progressão na carreira”, destacou Everaldo.

Segundo a justificativa da proposta, dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que investiga o mercado formal de trabalho no país, revelam que a taxa de rotatividade nos empregos subiu de 34,3%, em 2007, para 36%, em 2011. Ainda de acordo com o Dieese, esses números devem crescer este ano.

A proposta tem o objetivo de incentivar o Governo ajudar de forma sistemática a vida profissional dos jovens do Estado, através de um curso específico. “Muitas vezes, uma nova vaga de emprego reluz para o jovem. Fatores como um local atraente, novos colegas de trabalho e outros acabam fazendo com o que o jovem não se estabilize em um local de trabalho e assim progrida na carreira, ganhando experiências. Nossa proposta é ajudar o jovem recém-formado”, frisou.

Roberto Brasil