Pronto-Socorro público atende 2,6 mil pacientes em cinco dias

By -

27.07.2015_Fachada PS Delphina Aziz (42)

Em cinco dias, o Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), atendeu 2,6 mil pacientes. O balanço corresponde ao período do fim de semana de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, 10. Febre, diarreias e vômitos estão entre as principais ocorrências registradas nesses dias.

Apresentando queixa de febre, 766 pacientes recorreram ao atendimento no pronto-socorro durante o Carnaval. Outras 753 ocorrências foram por diarreia e 652 por vômito.

A unidade preparou o estoque de medicamentos e materiais adequado a um fim de semana prolongado de festas, destacou o diretor da unidade, Remídio Vizzotto. “A equipe foi preparada e disponibilizou um estoque de materiais e medicamentos para prestar o melhor atendimento possível aos pacientes. Além disso, os profissionais que cuidam da supervisão redobraram a interação com suas equipes e ficaram muito mais focados, procedimento típico para o período de festas”, disse.

O diretor destacou que, do total de atendimentos, houve 12 ocorrências que poderiam ter sido evitadas e que estão ligadas diretamente à imprudência. “São acidentes de trânsito de carro, moto ou atropelamento. E, ainda, casos de agressões e ferimentos por arma de fogo e arma branca”, ressaltou Vizzotto.

O Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz está localizado na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, onde era realizada a Expoagro, na zona Norte de Manaus. A unidade atende a cerca de 14 mil pacientes por mês. Entre os serviços prestados pelo pronto-socorro está o atendimento de urgência e emergência em pediatria; o atendimento de urgência e emergência em adultos, com especialidades em clínica médica e cirurgia geral; exames laboratoriais e de imagem (raios-X, eletrocardiograma e ultrassonografia).

O PS Delphina Aziz é administrado pela Organização Social Imed – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, que se destaca na prestação dos serviços de saúde destinados à população.

 

Mario Dantas