Projeto “Recicla Figueiredo” é lançado na terra das cachoeiras

By -

01

“Temos o compromisso de cuidar do nosso município, do progresso e das pessoas, e este projeto consegue agregar todas essas características”, destacou o Prefeito de Presidente Figueiredo, Neilson Cavalcante (PSB), durante o lançamento do projeto e reafirmou a preocupação da sua administração com o crescimento da cidade de forma sustentável.

Proteção Ambiental, inclusão social e pleno exercício da cidadania. Essas são as bases do programa Recicla Figueiredo, lançado pela Prefeitura, no último fim de semana no Instituto Federal do Amazonas IFAM. Trata-se de um projeto que dará início à coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade, de maneira organizada, feita por uma cooperativa criada a partir dessa iniciativa.

02

O projeto Recicla Figueiredo é fruto da parceria entre a Prefeitura de Presidente Figueiredo, e a empresa de Limpeza publica, “Via Limpa”, através da Secretaria do Meio Ambiente.

O Secretário do Meio Ambiente do município, Haroldo Bittar, falou que para se chegar ao objetivo almejado pelo projeto é necessário que todos estejam envolvidos, dando a sua parcela de contribuição. “Todos nós precisamos contribuir com a nossa parcela, começando a separar o lixo em casa. Quando temos a mudança de comportamento ao separar o lixo, já estamos contribuindo para um ambiente melhor”, ressaltou o secretário.

05

Emerson Araújo, presidente da Cooperativa ressaltou que o objetivo principal do projeto “Recicla Figueiredo”, é a prevenção e a redução na geração de lixo, incentivando a prática de hábitos de consumo sustentável, proporcionando o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. “Se diminuirmos a produção de resíduos úmidos e aumentar o percentual dos recicláveis, com certeza iremos preservar ainda mais o meio ambiente e desta maneira proporcionamos aos munícipes melhor qualidade de vida e preservação das nossas riquezas naturais”, disse Emerson.

09

Para o prefeito Neilson, é mais um projeto que traz a melhoria da qualidade de vida aos moradores. “É com grande alegria que lançamos oficialmente a coleta seletiva no município, já que somos conhecidos como uma cidade turística.  Somos o segundo município do Amazonas a iniciaresse tipo de coleta, porque reciclar é uma necessidade para o meio ambiente e para melhorar a condição de renda dos nossos trabalhadores. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade. E somente juntos vamos conseguir realizar essa nova etapa com a coleta seletiva, separando o lixo seco do úmido”, destacou.//David Almeida / com Assessoria / Fotos Chiquinho Carioca

 

 

 

Mario Dantas