Projeto quer levar Turismo Pedagógico às escolas públicas da capital e interior

By -
Dep. Francisco Souza

Dep. Francisco Souza

As escolas da rede pública do Amazonas estão a um passo de oferecer aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, a atividade extraclasse de Turismo Pedagógico. A proposta, que faz parte do Projeto de Lei nº 10/2015, do deputado estadual Francisco Souza (PSC), foi aprovada nesta quarta-feira (16), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Se o projeto for sancionado pelo Governo do Estado, as escolas da rede pública terão que promover visitas pedagógicas dos estudantes a pontos turísticos e culturais do Estado.

O objetivo, segundo o deputado, é oferecer aos estudantes melhor conhecimento sobre a história, cultura e arte da capital e interior. “O Turismo Pedagógico visa realizar atividades extraclasse, onde crianças e jovens terão a extensão do aprendizado obtido nos livros”, afirmou o deputado.

Ainda segundo o projeto, as escolas estaduais deverão realizar, pelo menos uma vez por ano, visitas pedagógicas a locais cujos roteiros serão elaborados pelas secretarias estadual e municipais de Educação, Cultura e Turismo. “Infelizmente, a maioria da população amazonense não conhece os pontos turísticos do próprio Estado. Isso gera a falta de conhecimento sobre a história do Amazonas”, afirma Souza. “Quando conhecemos nossa história e cultura, despertamos no povo o amor e o zelo pela nossa região”, acrescentou.

A ideia de realizar atividades extraclasse, levando estudantes a pontos turísticos e históricos, já existe desde a década de 1950 nos Estados Unidos e países da Europa. Nestes países, explica o deputado, existem leis que obrigam escolas públicas e particulares a realizar o Turismo Pedagógico. “No Amazonas, muitas escolas já promovem esta atividade extraclasse, porém, muitos colégios não possuem planejamento para o Turismo Pedagógico. Nossa lei visa corrigir esta falha”, destaca Souza.

Roberto Brasil