Projeto quer execução do Hino do Amazonas nas escolas da rede pública

By -

As escolas públicas do Amazonas terão que executar, uma vez por semana, os hinos do Amazonas e do Brasil. A regra vale para todas as escolas dos ensinos fundamental e médio das redes públicas estadual e municipal.

A medida faz parte do projeto de lei nº 184/16, aprovado nesta quarta-feira (22), pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

De acordo com o autor do projeto, deputado Augusto Ferraz, já existe uma lei estadual que obriga a execução, uma vez por semana, no Hino Nacional Brasileiro.

“Percebemos que as crianças e jovens sabem cantar o Hino do Brasil, porém desconhecem o Hino do Amazonas”, afirmou o deputado Ferraz. “Queremos despertar nos estudantes o sentimento de patriotismo, que inclui conhecer e valorizar o hino do Amazonas”, acrescenta o deputado.

“Queremos despertar nos estudantes o sentimento de patriotismo”, destacou Ferraz

Augusto Ferraz ressalta que sugeriu a modificação na lei que obriga a execução do Hino do Brasil nas escolas públicas do Amazonas. “Agora, além do hino brasileiro, as escolas vão executar o Hino do Amazonas”, explica.

O Hino do Amazonas foi oficializado dia 1º de setembro de 1980, durante o governo de José Lindoso. Até aquela data, haviam vários hinos informais, por isso o governador decidiu realizar um concurso público para escolha do hino.

“Nosso hino tem música do maestro amazonense Cláudio Santoro, que é conhecido mundialmente pelas belíssimas obras musicais”, comenta Ferraz. “A letra é do poeta Jorge Tufic Alaúzo, que tornou o Hino do Amazonas um dos mais bonitos do Brasil”, completou o deputado.

O projeto de lei segue agora para sanção do Governo do Estado.

Roberto Brasil