Projeto que prevê a prevenção ao lúpus é aprovado na Câmara Municipal

By -

lupus_1Foi à sanção do Poder Municipal o projeto de lei n° 210/2015, de autoria da vereadora Professora Jacqueline, que institui a Semana de Combate ao Lúpus no dia 10 de maio, a ser realizada anualmente. De acordo com a vereadora Professora Jacqueline, a semana objetiva a realização de eventos e atividades voltadas para alertar a necessidade de prevenção à doença.

“O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo e muitos gestores têm essa doença e nos procuraram para relatar a falta de apoio e compreensão”, afirmou. Segundo ela, a propositura tem como finalidade alertar o poder público e a sociedade para a necessidade de aumentar a investigação e o conhecimento sobre a doença e os cuidados prestados aos doentes com lúpus.

“Precisamos atender o que prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher que tem, entre suas diretrizes, a promoção das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro”, concluiu. De acordo com a vereadora, a doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente em mulheres em idade de gestação 15 a 35.

Roberto Brasil