Projeto Jaraqui realiza lançamento do livro O golpe militar no Amazonas

By -

livropauloDa Redação – Neste sábado (20), no bosque da praça do Jaraqui, na República Livre do Pina foi realizado o lançamento do livro O golpe militar no Amazonas, de Paulo Figueiredo, trata-se da segunda edição, pois a primeira ficou esgotada. Participaram artistas, representantes dos movimentos sindicais, sociais, militantes de partidos de esquerda, políticos, pesquisadores, professores, dentre outros, o custo da obra ficou em R$ 50,00 e pode ser encontrada nas livrarias da capital.De acordo com o historiador José Ribamar Bessa, o autor intensificou a pesquisa sobre a ditadura no Amazonas utilizando imagens. Os textos do renomado advogado de Itacoatiara informam para as novas gerações que não viveram aquele momento sobre o assassinato do presidente do Sindicato dos Estivadores do Amazonas, Antogildo Pascoal Viana e Thomaz Antônio Meireles Netto, que constam na lista dos desaparecidos.

 

livro

O escritor Paulo Figueiredo disse que é um relato dos registros históricos, sobre quem foi preso, caçado, desaparecido ou morto durante a ditadura militar, que ocorreu no Amazonas durante o golpe de 1964, trata-se de uma obra para a sociedade para que nunca mais aconteça.

A apresentação do livro é de Amazonino Mendes, que disse “a importância da obra não reside apenas na participação dos atores presentes naqueles momentos conturbados, mas sobremodo na realidade que espelha ou traduz, em cima de ocorrências verdadeiras da época. Manaus era uma cidade provinciana e ilhada, capital de um Estado reflexivo, distante do poder central, onde tinham curso os grandes interesses e decisões nacionais”. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas