Projeto Jaraqui e a mobilidade urbana em Manaus

By -
Professor Ademir Ramos comandou as discussões na tribuna livre

Professor Ademir Ramos comandou as discussões na tribuna livre

Os temas de Mobilidade Urbana e a luta contra a precarização do serviço público estiveram na pauta do Projeto Jaraqui, neste sábado (06), na Tribuna Livre, Praça da Policia, centro de Manaus. Participaram arquitetos, representantes dos servidores públicos, professores e publico em geral.

Gonzalo Alves tratou sobre a precariedade vivida pelos servidores federais

Gonzalo Alves tratou sobre a precariedade vivida pelos servidores temporários do IBGE

O representante dos trabalhadores temporários do IBGE, Gonzalo Alves, informou sobre a luta dos servidores contra a situação precária em que se encontram. “Não temos suficientes ferramentas de trabalho, não temos um salário digno e continuamos lutando para melhorar nossas condições”, disse. Anunciou ainda o debate na próxima terça-feira (09), no Auditório Aurélio, no mini campus da Ufam, sobre este tema.

Mobilidade urbana é um tema muito mais amplo, segundo Bosco Chamma

Mobilidade urbana é um tema muito mais amplo, segundo Bosco Chamma

A mobilidade urbana é tema recorrente e foi apresentado, desta vez, pelo arquiteto e urbanista Bosco Chamma explicando que ela não se restringe apenas ao trajeto feito pelas pessoa diariamente, mas a vários outros como: o planejamento, o investimento na infraestrutra, a escolha dos modais entre outros. “Acontece que o município de Manaus é pobre, pois dos 100% que o cidadão paga de impostos, 75% são destinados à esfera federal, 20% estadual e apenas 5% ficam para o município”, explicou o arquiteto. Chamou à atenção para descentralizar a cidade de Manaus, já que mobilidade urbana não se reduz à questão do transporte, tem a ver com acessibilidade, educação, saúde, segurança, meio ambiente, dentre outros temas transversais.

No debate foi salientada a falta de harmonia dentre as esferas federal, estadual e municipal e foi proposta a otimização do que se tem e a readequação nos distritos 2 e 3 de Manaus, a fim de fortalecer o Distrito Industrial. (Texto e Foto: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil