Projeto Jaraqui : Cuidado e apoio aos idosos

By -
11721101_967933529936340_1503752968_n

Equipe do projeto Jaraqui e convidados

Neste sábado (04), na Praça da polícia, centro de Manaus, o Projeto Jaraqui apresentou o tema cuidados com o idoso, com a presença de representantes da Federação Amazonense de Apoio à Terceira Idade e da Delegacia do Idoso. Fizeram o acompanhamento musical os cantores Nel Castro e Jander.

Segundo o presidente da Federação Amazonense de Apoio à Terceira Idade, José Rocha (Zezinho), o projeto Manaus na Praça está focado em três atividades prioritárias, que são: música e dança, semana da leitura e o recolhimento dos idosos nas ruas e praças. “Esta federação foi criada para cuidar das pessoas idosas, não recebemos nenhum apoio político ou de qualquer instituição, apenas das pessoas voluntarias”, salientou.

Explicou ainda, que o idoso em Manaus sofre, principalmente, com o transporte de ônibus e nas filas de bancos e hospitais ou instituições públicas.

Manaus ocupa o 4º lugar em maus tratos a idosos

O Delegado Dr. Luis Veiga da delegacia do Idoso, do Parque 10, disse que os casos registrados referem-se à ameaça ou perturbação das pessoas idosas, “Manaus está no 4º lugar em maus tratos às pessoas da terceira idade, isto acontece dentro das famílias”.

Delegado Luiz Veiga (à esquerda)

Delegado Luiz Veiga (à esquerda), da delegacia do idoso

Segundo os dados apresentados pelo delegado Veiga, 80% dos maus tratos são praticados pelos filhos e netos, que deixam o idoso sem comer, sem tomar banho e as vezes trancado em casa. Esta realidade só poderá ser mudada com a prevenção e a educação das famílias sobre o cuidado com os idosos, destacou ainda, o trabalho da Policia Civil na apresentação de palestras neste sentido.

Outros dados apresentados referem-se que até os 70 anos, são os homens que sofrem maus tratos, mas depois dessa idade são as mulheres. (Mercedes Guzmán)

Áida Fernandes