Projeto inovador cria bibliotecas em comunidades distantes no sul do AM

By -

Da Redação – Enquanto as comunidades dos grandes centros brasileiros vivem conectadas à rede mundial de computadores, algumas localizadas no interior amazonense contam apenas com a informação repassada pelos livros, uma das mais antigas formas de comunicação existentes.

Um projeto que leva o nome de “Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica” tem o objetivo de montar mini bibliotecas em oito escolinhas selecionadas em comunidades tradicionais, ao longo do Rio Aripuanã, no sul do Amazonas.

“A leitura ainda é o melhor meio para transmitir conhecimento e cultura”, destaca Cristiane Maciel

Foi pensando nessas comunidades que a advogada Cristiane Maciel idealizou e lançou em outubro do ano passado o referido projeto e explica como tudo nasceu. “Moro em Apuí e como fui secretária municipal de Meio Ambiente entre 2009/2012 fiquei conhecendo um pouco a realidade e dificuldades das comunidades. A leitura ainda é o melhor meio para transmitir conhecimento e cultura quando as barreiras geográficas dificultam outros acessos a ele”, destaca.

A escola municipal Nossa Senhora do Carmo, no Mata Matá, Manicoré, foi a primeira a receber os livros doados

Segundo Cristiane, o “Caminho dos Livros” foi lançado em 15 de outubro do ano passado e no dia 29 de abril deste ano aconteceu a primeira entrega de livros na Comunidade do Mata Matá, em Manicoré. “Nossa arrecadação de livros está muito longe do nosso objetivo, ainda faltam 7 escolas para visitarmos. Por isso pedimos doações de livros de literatura infantil e juvenil, pois serão de grande ajuda para nossa juventude com pouco acesso à leitura de qualidade”, relata.

O projeto faz questão de agradecer todos aqueles que ajudaram com a doação de livros

DOAÇÕES

As pessoas que quiserem ajudar podem enviar os livros para o seguinte endereço:

Projeto Caminho dos Livros
Avenida 13 de Novembro, nº 891
Bairro Centro
Apuí – Amazonas
CEP 69.265-000

Outras informações ligar para (97) 99152-2510 ou acessando o link do Facebook clicando aquiRoberto Brasil – Fotos: Divulgação

Roberto Brasil