Projeto Envolva-se trouxe novas experiências para Manaus

By -
Dinâmica em grupo

Dinâmica em grupo

A cidade de Manaus, no Amazonas, recebeu no sábado, 13 de setembro, o projeto Envolva-se – Práticas para a Cidadania. Conhecida por promover reflexões relacionadas ao protagonismo cidadão e a comunicação comunitária, a iniciativa reuniu mais de 40 lideranças locais e moradores da região, na Sede da Associação Beneficente Social Violeta. A primeira edição do projeto se encerra na quarta-feira, 17, com oficina em Carauari, também no estado do Amazonas.A artesã Leida Cruz Matheus, em visita à associação, buscava por alguma possibilidade da realização de trabalho voluntário. Orientada pelos responsáveis da instituição, Leida participou da oficina do Envolva-se com o viés de se integrar com o local e com a comunidade. Para ela, a experiência não poderia ter sido melhor.  “Foi uma benção participar e ver quantas coisas boas tem para nós. Eu tirei um grande proveito da oficina. Nunca trabalhei em rádio, já tinha dado entrevistas, mas nunca tinha sido repórter e isso para mim foi uma grande experiência”, relata ela que agora pensa em fazer jornalismo.

Participação em Manaus

No encontro foram trabalhadas, de forma prática, questões envolvendo cidadania e comunicação comunitária. Para Maria Auxiliadora Gomes, coordenadora pedagógica da Associação Beneficente Social Violeta, a oficina apresentou diversas histórias e gerou muitos aprendizados. “Esse trabalho do projeto é muito pertinente para estimular a comunicação nas comunidades”, destaca Maria, que recebeu de braços e coração abertos o Envolva-se.

A série de oficinas oferecidas pelo Projeto Envolva-se rodou o país com o propósito de estimular o engajamento social e a promoção de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ao todo, 21 municípios brasileiros estão sendo contemplados pelo projeto. O evento é uma realização do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (InComun), em parceria com a empresa Signi, e com o patrocínio da Petrobras.

Mario Dantas