Projeto Eleitor do Futuro : uma lição de democracia

By -

eleitor-do-futuro1

Hoje no auditório do TRE foi o encerramento da gestão 2012 do Projeto Eleitor do Futuro com a participação de autoridades da justiça eleitoral, cultura e educação.

Numa iniciativa da justiça eleitoral que tem como objetivo investir na educação com vistas a capacitar os jovens eleitores do país, buscando o exercício livre e consciente do direito de votar, ressaltando sua importância como instrumento de garantia da cidadania.

eleitor-do-futuro2

A parceria com as Secretarias de Cultura- SEC-AM, por meio do Projeto Jovem Cidadão e Secretaria de Educação, o Projeto Eleitor do Futuro alavancou sua capacidade de ação pragmática de favorecer o exercício da cidadania. Além das atividades de palestras, simulações de votação, utilizando urnas eletrônicas e distribuição de cartilhas, o Projeto conta, atualmente, com apresentação de duas peças teatrais: Uma lição de democracia e político mau, apresentadas por 78 estudantes da rede estadual de ensino, divididos em dois grupos. Os temas abordados nas peças versam sobre ética na política, compra de voto, corrupção.

 

O projeto orçado em R$ 30 mil permite que, tanto os estudantes atores, como receptores das mensagens, desenvolvam um posicionamento critico diante da sua cidade, da comunidade e, principalmente, do seu núcleo familiar, possibilitando uma ação concreta de intervenção social. Na gestão 2012 o projeto desenvolveu atividades em 14 instituições tanto pública como privada e participaram 78 estudantes que tiveram a oportunidade de visitar o T.R.E. para entenderam o funcionamento desta corte de justiça.

O Projeto já vem sendo implementado por diversos Tribunais Regionais com a finalidade é conscientizar o púbico jovem, inicialmente na faixa de 15 a 18 anos, da importância do voto como instrumento de garantia da cidadania.///Mercedes Guzmán

Redação