Projeto constrói instrumento musical com madeiras da Amazônia

By -
Estudantes da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo unem ciência e cultura em musica (Fotos: Chiquinho Carioca)

Estudantes da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo unem ciência e cultura em musica (Fotos: Chiquinho Carioca)

O trabalho com o Ukulelê (instrumento musical de quatro cordas) é resultado do projeto, Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia, desenvolvido no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic-Jr), e conta com a participação de estudantes de escolas públicas do município de Presidente Figueiredo, e tem como objetivo transferir tecnologia para a fabricação do Ukulelê com madeiras da Amazônia, sem depredar a natureza.

A tecnologia foi adquirida no estado do Espírito Santo por um dos sócios da empresa incubada pelo Inpa, Puro Amazonas. A matéria-prima para o projeto é obtida de resíduos de madeiras não aproveitadas nas marcenarias; resto de madeira de construção civil e de algumas árvores caídas naturalmente.

ukeleleO grupo musical Camerata de Ukulelê, formado por estudantes da escola Deyse Lammel de Presidente Figueiredo, já apresentou, durante um encontro, os instrumentos confeccionados na primeira etapa do projeto, mostrando passo a passo, como esse instrumento é por eles confeccionado. Esse grupo é um resultado que envolve o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Madeiras da Amazônia, em parceria com a Prefeitura de Presidente Figueiredo.
Esta foi à segunda apresentação da Camerata de Ukulelê da Escola Deyse Lammel, a primeira foi num dos principais palcos da festa do Cupuaçu. Os alunos foram bastante aplaudidos.

ukeleleO evento foi realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Campus Presidente Figueiredo. Durante as oficinas os estudantes aprenderam a tocar o instrumento de fabricação própria. Após o encerramento desta primeira etapa do projeto, os alunos realizaram uma apresentação no auditório da UEA, onde contou com a presença de várias autoridades municipal e pesquisadores do INPA, além da presença do maestro da Orquestra de Violões do Amazonas. Os presentes se encantaram com a performance dos alunos.

21A pesquisadora do Inpa, coordenadora Claudete Catanhede, disse que o projeto foi implantado há meses em Figueiredo, por intermédio do vereador Nito Cordeiro. Ainda de acordo com ela, o projeto tem um diferencial: une cultura e ciência.

“O resultado é positivo, e, pela primeira vez, envolve conhecimento científico e cultura. Eles aprenderam a confeccionar e a valorizar o instrumento, além de aprender a parte musical e a leitura das partituras. Eles tiveram aula também de postura musical, ou seja, foram meses de aprendizado”, explicou a Coordenadora.

ukeleleSegundo o prefeito Neilson Cavalcante (PSB), o projeto “Construindo Instrumento Musical com Madeiras da Amazônia: Ukulelê” visa também conscientizar os alunos sobre a preservação de floresta e sua utilização de forma sustentável como fonte de renda. “Esse projeto é tudo de bom, pois agrega valores fomentando o empreendedorismo; a pessoa aprende a fabricar o instrumento, aprende a música, a melodia; aprende sobre a sustentabilidade e também o canto, isso é todo um conhecimento que ninguém vai tirar dele. Estou emocionado com o que eu vi hoje aqui, alunos da escola Deyse, fizeram uma bela apresentação, é isso que queremos deixar marcado para Presidente Figueiredo, onde as pessoas cresçam, sabendo que aqui é um lugar melhor para viver cada dia”, finalizou o Prefeito.

[Texto: DA, com informações da Asscom da PMPF]

Áida Fernandes