Projeto Amigos Solidários realiza Ação Social no Mauazinho

By -

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta01Da Redação – Neste sábado (05), o Projeto Amigos Solidários realizou uma ação social no Lar Batista Janell  Doyle, Rua Igarapé de Mauá 1, bairro Mauazinho na zona leste de Manaus e serviços de embelezamento, documentos, saúde e outros foram disponibilizados. Moradores reclamam mais postos de saúde, educação e segurança para a comunidade.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta03Serviços de embelezamento (corte de cabelo, design de sombracelha), documentos (RG 2ª via e bolsa família), saúde (pediatra, massoterapia, preventivo, psicólogo) e outros de recreação alem das Óticas Americanas participaram nesta jornada solidaria. A Coordenadora Rosa Nobre agradeceu a todos os profissionais que dedicaram o seu tempo ajudando o próximo.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta02A vulnerabilidade nas crianças, adolescentes e idosos são problemas dos moradores do Mauazinho como em muitos outros bairros de Manaus, problemas de gravidez nos adolescentes e a falta de acesso aos serviços básicos são os principais. Para a técnica de Enfermagem, Rosilene Araujo. “É gratificante poder contribuir para a família com apoio social e psicológico e poder dar aquele abraço a quem necessita se sentir amparado”.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta07“O problema do aumento de casos de adolescentes grávidas, deve se a desestrutura familiar onde o adolescente muitas vezes foge dessa realidade e se depara ou acaba envolvido com pessoas que traficam droga, então acabam sendo pessoas vulneráveis”, explicou Rosilene Araujo. Para ela a comunidade deveria ter mais voz para brigar pelos seus direitos (moradia, segurança, saúde, educação e outros).

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta04O Programa Sócio Familiar do Lar Batista  Janell Doyle que é desenvolvido através de vários projetos como ‘eu amo o Muazinho’, ‘Retocando casas’, ‘ação de cidadania’, ‘Sonho de criança’, ‘Eu amo os animais’, ‘Nutrir para viver’, ‘Mães em ação’ e Vida e movimento’. Um relatório financeiro é apresentado à Comissão Batista do Amazonas.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta08O Lar Batista Janell Dolle atende crianças de 0 a 03 anos, realiza acompanhamento de saúde e psicológico, casos de doenças crônicas, autistas,com câncer, neuropáticas e com Vih. Trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semash), das quais recebe repasse financeiro, conta com apoio de empresas privadas e ‘padrinhos’ para que as crianças possam ter melhor qualidade de vida. Acompanha a mais de cem famílias para os serviços e assiste 28 crianças, conta com 13 professores e 27 técnicos e cuidadores.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta05“Eu era de menor ainda quando me acolheram neste lar, a dona Magali que me deu essa oportunidade, daí eu comecei a estudar e trabalhar aqui mesmo, agora foi contemplada pela Prefeitura, disseram que irão me dar uma casa para morar, pois vivo de aluguel aqui no Parque Mauá”, relatou Rosane Espíndola, mãe de cinco filhos. Para ela o mais importante agora é o acompanhamento psicológico para os seus filhos que são adolescentes e precisam de um conselho. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil