Projeto Amigos Solidários realiza ação social na Raiz

By -

amigossolidarios-raiz-01-blogdaflorestaDa Redação – Neste sábado (30), os Amigos Solidários realizaram ação social na Igreja Presbiteriana Independente, localizada na Rua Almir Pedreira, n° 122, no bairro Raiz,  zona sul da capital, com serviços de saúde, embelezamento e outros. 

O Pastor da Igreja Presbiteriana, Luís Carlos agradeceu a parceria com os Amigos Solidários e a coordenadora Rosa Alice Nobre e a equipe que ofereceu serviços de embelezamento, corte de cabelo, manicure, design sombra celhas, limpeza de pele, maquiagem, massoterapia, assessorias psicológica e outros.

amigossolidarios-raiz-02-blogdaflorestaO responsável da parte social da Igreja, Alcemir Brito Martins disse ter se preocupado em atender as pessoas. Além da parte espiritual tem que trabalhar com outras necessidades. Neste sentido,  as parceria têm sido importantes para atividades como emissão de documentos, entre outros. Explicou também que as outras demandas daquela comunidade são cursos de alfabetização, técnicos e de profissionalização. Por sua vez, como há muitas famílias carentes em moradias precárias, em alguns casos além do problema de tráfico e consumo de drogas nos becos, existe a falta de segurança.

“Aqui temos a estrutura da igreja que pode ser utilizada para oferecer cursos e só precisa de apoio do Estado ou do município e  assim oferecer uma alternativa aos jovens e as pessoas em geral que procuram melhorar a situação em que se encontram”, disse ‘Seu’ Alcemir.

amigossolidarios-raiz-05-blogdaflorestaO Lixão na Raiz 

Os moradores desta comunidade pedem a retirada em definitivo do lixão ali localizado. Segundo eles, o problema existe há décadas e continua a ser um foco de risco à saúde da população. O local fica situado na esquina das Ruas Almir Pedreira e Cristo Rei. Apesar do empenho de alguns moradores e da Prefeitura de Manaus, através dos carros de coleta do lixo, que fazem o serviço sistematicamente, ainda falta a conscientização de algumas pessoas quanto ao perigo de se jogar lixo doméstico em local impróprio, pois isso põe em risco o bem-estar de todos.

amigossolidarios-raiz-lixao-01-blogdaflorestaO lixão, como é chamado pelos moradores, é uma unanimidade entre todos. “Não tem jeito não. A Prefeitura colocou atá vigia para observar a área, mas quando ele ia embora jogavam lixo”, disse indignado ‘Seu” Roberto Almeida.  Ele explica que isso é uma total falta de educação e conscientização dos próprios vizinhos e alguns motoristas que ali passam, param e jogam seu lixo no local sem que ninguém faça alguma coisa.

Dona Isaura Menezes vai mais fundo nas críticas. “Seja dia ou noite, os ratos e o mau cheiro são insuportáveis. A placa da Semulsp foi colocada ali há dez anos. A Prefeitura só limpa quando está cheio e agora na época de chuva vamos ter ruas alagadas e os bueiros entupidos”.

amigossolidarios-raiz-04-blogdaflorestaOutras demandas foram a falta de manutenção das ruas, falta de tampas nos bueiros, mal estado das calçadas e a falta de segurança nos becos e ruas.

 

Outras demandas foram a falta de manutenção das ruas, falta de tampas nos bueiros, mal estado das calçadas e a falta de segurança nos becos. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil