Projeto Agita Mindu leva dezenas de pessoas à prática de exercícios no parque

By -

IMG-20151107-WA0020

O Projeto Agita Mindu, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), para estimular a prática de caminhadas orientadas, alongamentos e exercícios físicos no Parque Municipal do Mindu, recebeu neste sábado, 7, o número recorde de participantes desde o começo do projeto, em 5 de outubro. Os adultos que caminhavam no parque se inseriram a iniciativa e o grupo somou 75 participantes, entre idosos, adultos e crianças.

A ideia é realizar atividades físicas e de recreação que estimulem os visitantes a conhecerem e passarem a frequentar o parque como forma de melhorar a qualidade de vida a partir do contato com a natureza. Além do Agita Mindu, o Parque também recebeu grupos de yoga na Praça da Paz e de escoteiros.

A iniciativa conta com a parceria do Grupo de Atividades Físicas da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). “A presença dos idosos acaba sendo também um estímulo para as outras pessoas que visitam o parque de forma esporádica e podem passar a fazer da ida ao parque uma rotina saudável”, afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, que também é educador físico e gerontólogo. “Manter áreas protegidas para a prática de atividades físicas, integração com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida deixa a todos os participantes muito felizes e é isso que buscamos”, afirmou Araújo.

A aposentada Maria da Graça Farias, 62, é uma das frequentadoras do Agita Mindu. “Não consigo mais me ver num final de semana sem as atividades no Parque do Mindu, pela tranquilidade e a segurança que o parque nos oferece”, diz a aposentada, que integra a Universidade Aberta da Terceira Idade. Maria das Neves, 64, disse que aproveita o projeto para levar o marido Adauto das Neves, 72, para fazer atividades físicas. “A iniciativa é ótima, funciona como um lazer e aproxima o casal”, comemorou.

O projeto Agita Mindu é aberto ao público e acontece às quintas-feiras, das 7h às 8h, e aos sábados e domingos, das 7h45 às 9h, no Parque Municipal do Mindu.

 

Mario Dantas