Programação especial lembra o dia do terremoto no Haiti

By -

12465998_1057668517617962_8613676539044058920_o

Da Redação – Nesta terça feira (12) os Haitianos tem uma programação especial as 17h30 na Igreja São Geraldo, Avenida Constantino Nery, zona centro sul de Manaus com uma homenagem aos mortos no terremoto em 2010 na península de Tiburón, 25km da capital, Porto Príncipe e que deu origem a migração para o Brasil.

 Naty Veiga que apoia os amigos Haitianos fez o convite a traves das redes sociais e disse “12 de Janeiro, é uma data muito delicada para nossos amigos Haitianos.
A LESPWA ( Esperança ) ,a primeira ONG do Haiti no Brasil, convida à todos para fazer parte da homenagem que acontecerá hoje na Igreja São Geraldo”

 A programação indica que as 18h – Homenagem com velas, flores, orações e canções.
19h – Missa na Igreja São Geraldo e lembra “O desastre abalou as construções do local atingido. Prédios comerciais e residenciais, assim como escolas e hospitais tiveram suas estruturas muito abaladas ou destruídas. Nem mesmo o Palácio Presidencial, e a sede da MINUSTAH, missão da ONU para a estabilização do Haiti, escaparam da destruição causada pelo terremoto. Alguns funcionários da ONU inclusive morreram nessa tragédia”, salientou Naty.

Lembra ainda que diante do impacto do terremoto, sistemas de transporte, energia, saúde e comunicação foram extremamente atingidos, chamando a atenção da comunidade internacional, que atendeu os mais diversos pedidos de ajuda humanitária, mesmo com todo o caos e dificuldades estruturais existentes decorrentes do sismo. Com o passar do tempo, a situação foi piorando, devido a demora no atendimento dos pedidos de ajuda, que fez com que os setores de segurança e saúde passassem a enfrentar um cenário crítico, com protestos públicos e violência. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas