Programa “Parlamento Jovem” vai hoje à Parintins eleger mais um deputado-estudante para a Legislatura de 2015

By -
O programa é voltado para os finalistas do ensino médio da rede pública e particular

O programa é voltado para os finalistas do ensino médio da rede pública e particular

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza nesta sexta-feira (17), no município de Parintins (distante 369km em linha reta de Manaus), mais uma eleição para escolha dos alunos que irão participar do programa “Parlamento Jovem”. A instituição escolhida é a Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo.

Coordenado pela Escola do Legislativo José Lindoso, o programa visa proporcionar aos alunos finalistas do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos sobre a política brasileira e de vivenciarem o processo parlamentar, já que os eleitos nas escolas participantes elaboram um Projeto de Lei que é defendido durante a experiência no parlamento estadual.

Outras quatro escolas da capital já escolheram seus representantes em 2015. São elas: Colégio Celus; Escola Estadual Vasco Vasquez; Centro Educacional José Roberto Tadros (Sesc); e Escola Estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça 1.

Na escola Marcantônio Vilaça, localizada na zona Norte de Manaus, cem estudantes participaram da programação organizada pela Escola do Legislativo. Antes da votação, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pela pedagoga Paloma Cavalcante, que explanou sobre o conceito de política e suas implicações na vida da sociedade, a importância do voto consciente e o funcionamento e funções do parlamento.

Na sequência, a educadora apresentou os objetivos e metas do Parlamento Jovem, além da metodologia e regras da eleição. Ao todo, sete alunos se candidataram ao cargo de jovem deputado, defendendo ideias sobre temas como educação, saúde, meio ambiente e defesa do consumidor.

“Esta foi uma escola muito participativa. O grau, a desenvoltura dos alunos foi bem interessante e com certeza vão marcar o Parlamento Jovem de uma maneira positiva”, comemorou a pedagoga. Os alunos Frank Santana Sampaio Júnior e Carla de Souza Costa foram eleitos, respectivamente, o deputado jovem e a suplente que irão representar o Marcantônio Vilaça I,.

Frank Santana ainda não decidiu qual área irá priorizar durante sua atuação durante as atividades na Assembleia Legislativa, mas garante que irá se empenhar na elaboração da propositura. “Ainda não tenho um projeto em mente, mas vou trabalhar nisso. Acredito que será algo da área que defendi, (defesa do consumidor) ou da educação, que é sempre importante para o nosso país”, contou.

A suplente Carla Costa pretende compartilhar sua experiência com os demais colegas. “Acho que vai ser de grande serventia não só pra mim, mas pros meus colegas também, porque vou passar minha experiência pra eles pra que tenham um julgamento um pouco mais correto dessa questão que é a política”, disse.

O diretor da escola, Raimundo de Freitas Hidalgo, afirma que a atividade desenvolvida pela Assembleia Legislativa vem somar aos ensinamentos repassados aos alunos em sala de aula. “É uma oportunidade que eles têm de conhecer, porque daqui a alguns anos serão eles possivelmente que estarão também envolvidos com o parlamento, participando de alguma forma, quem sabe sendo um deputado, vereador. E vão com uma informação mais completa. Corrige também aquelas informações que se tem deturpadas do funcionamento do parlamento, dos parlamentares e da política, principalmente no momento que o Brasil vive”, observou.

O Parlamento Jovem está em sua sétima edição e conta com o apoio da presidência da Assembleia Legislativa, na figura do deputado estadual Josué Neto (PSD), que tem como uma das diretrizes de sua gestão aproximar a instituição cada vez mais da população amazonense.

Roberto Brasil