Programa Amazonas Saúde Itinerante realizou mais de 47 mil atendimentos esse ano

By -

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do governo do Estado, realizou, de janeiro a junho desse ano, 47.156 atendimentos entre consultas e exames. O programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde,é destinado ao atendimento das populações residentes nos municípios do interior do estado, levando atendimento médico e odontológico, além de exames de apoio diagnóstico.   

Do total de procedimentos realizados, 11.852 foram consultas oftalmológicas, realizadas tanto na sede dos municípios quanto nos barcos do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), que ofertam atendimento na área social e também de saúde. 

“Essas consultas oftalmológicas são importantes porque atendem as crianças e adolescentes em idade escolar, e nós sabemos que alguns deles apresentam dificuldade para acompanhar as aulas devido ao problema na vista ou a falta de óculos, e esse programa supre essa necessidade”, destaca o secretário de estado de saúde, Vander Alves. 

Os pacientes que apresentam necessidade de usar óculos recebem a receita e o Governo do Estado providencia o equipamento que é entregue dias após a consulta. Do total de pacientes que passaram pela consulta oftalmológica, 5.485 tiveram indicação para usar óculos e receberam o equipamento. Foram realizadas também 6.983 consultas com clínico geral. 

Na área de exames, foram realizados 4.496 preventivos, 3.599 ultrassonografias, 2.456 exames dermatológicos e nove eletrocardiogramas. “São exames importantes, que auxiliam o médico na definição de um diagnóstico e tratamento que será adotado”, informa Vander Alves. 

Na área de odontologia foram realizados 10.543 procedimentos entre limpeza e restaurações. “Esse também é um componente importantíssimo, pois cuida da saúde bucal de adultos e principalmente de crianças, prevenindo problemas futuros, entre os quais a perda de dentes definitivos”, destaca o secretário executivo adjunto de atenção especializada do interior, Edivaldo Silva. 

Em 2017 o Programa Amazonas Saúde Itinerante já atendeu as populações dos municípios de Novo Airão, Eirunepé, Manacapuru, Envira, Rio Preto da Eva, Parintins, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Carauari, Juruá, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tapauá, Canutama e Beruri. 

O programa foi criado com o objetivo de levar atendimento especializado aos municípios do interior do estado e é desenvolvido através de parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

Roberto Brasil