Programa Amazonas Saúde Itinerante realiza jornada de cirurgias no município de Tefé

By -
Está sendo realizada uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas

Está sendo realizada uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas

O município de Tefé (distante 525 quilômetros da capital) recebe deste ontem (24) a equipe do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, que permanecerá na cidade até domingo (26), para a realização de uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas. De acordo com o secretário estadual de Saúde, em exercício, José Duarte dos Santos Filho, a previsão é que sejam  realizadas entre 40 e 50 cirurgias, neste período de atendimento.

Executado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), o Amazonas Saúde Itinerante tem a finalidade de ampliar a oferta de serviços de saúde no interior do Estado e, por recomendação do governador José Melo, tem intensificado suas ações. Em 2014, o programa fechou sua programação com 111.872 atendimentos – entre consultas, cirurgias e exames – incluindo as ações dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI), vertente do programa que tem a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).

No final de semana passado, o programa levou a jornada de cirurgias gerais e ginecológicas ao município de Borba (150 quilômetros distante de Manaus), onde foram realizados 98 procedimentos, além da oferta de consultas nas especialidades de cardiologia e neurologia. “Totalizamos 100 consultas de cardiologia e 130 de neurologia, nesta ação, uma das maiores realizadas pelo programa neste ano”, informou a coordenadora do Saúde Itinerante, Carmelita Alves.

Segundo ela, para o mês de maio já estão previstas jornadas de cirurgias gerais nos municípios de Rio Preto da Eva e Maués.

Roberto Brasil