Profissionais de Educação Física são homenageados na CMM

By -

Vereador Dante Souza e os homenageados

Da Redação – O Dia do Profissional de Educação Física foi comemorado nesta sexta-feira (1º) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vários profissionais desta categoria receberam certificados em reconhecimento aos serviços prestados a sociedade a traves do ensinamento e incentivo as praticas desportivas. A iniciativa foi do vereador Dante Souza (PSDB) e participaram representantes da Semjel, Ufam, Programa 2º Tempo, Aeronáutica, CREF, entre outros.

“Há quatro anos comecei a pensar no Professional de Educação Física com mais carinho e respeito, reconhecendo que ele traz grandes benefícios à população, o seu trabalho como prevenção na saúde e é importante ter estes profissionais habilitados atuando na educação como base para um bom cidadão”, salientou o vereador Dante Souza.

O parlamentar destacou ainda o Programa 2º Tempo como exemplo e disse “os alunos junto aos professionais da Educação Física tem a capacidade de revolucionar a cidade, pois se as crianças fossem orientadas no exercício físico tenho certeza que diminuiriam as filas nos hospitais”. Falou de uma lei que carece de regulamentação e que propõe a contratação de profissionais de educação física para ministrar aulas nas escolas do ensino fundamental. “Vamos conversar sobre isso, criar oportunidades para esses profissionais e assim melhorar a cidade de Manaus”, afirmou.

Querem Lei para contar com este profissional nas séries iniciais

O 2º vice presidente do Conselho Regional de Educação Física 8º Região (CREF8), Joniferson Vieira da Silva, destacou e a necessidade de criar uma Lei pela importância deste profissional na formação da Educação física infantil e nas series iniciais e disse “todo o processo de alfabetização ou inicial estaria comprometido sem a orientação deste profissional”.

“Uma justa homenagem a este profissional, cuja função principal é de promover a saúde. Quantos mais espaços tivermos na nossa cidade para praticar esporte menos pacientes teremos nos hospitais. Estamos focados no trabalho de base e sabemos que Manaus está entre as principais cidades que desenvolve atividades físicas”, disse o Secretario de Esportes de Manaus, João Luiz Almeida da Silva.

A tenente da Força Aérea, Karina Alexandrino Martins de Souza, parabenizou os profissionais da Educação Física pelo seu papel de ajudar ao próximo. “Ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, muitas vezes a se levantar na vida”, destacou.

O coordenador do Programa 2º Tempo, Thiago Silva dos Santos, afirmou que o projeto é de inclusão social. “Temos 90 alunos atendidos em Manaus e 180 pessoas que trabalham. Agradeço a nossa equipe, pois muitas vezes fazemos o papel de psicólogo, babá e outros porque estamos sempre de braços abertos ao próximo”, destacou.

O Professor Ivan Ferreira destacou o trabalho da Ufam na área. “Somos pioneiros neste trabalho na Ufam. Nos anos 90, fomos os responsáveis pela formação de vários profissionais que hoje estão aqui e pela formação das primeiras turmas de profissionais em Roraima (Boa Vista), Acre e Rio Branco. É um dia para se comemorar o trabalho árduo, a educação física e o esporte precisam de mais. Hoje temos 435 mil escolares na faixa de 7 a 14 anos registrados. Lembro-me do tempo em que pistas transbordavam em atividades e hoje não conseguimos atingir 1% dessa população. Se conseguíssemos atingir 5% dessa população hoje teríamos mais atletas em competições brasileiras e internacionais”, argumentou.

Outros profissionais agraciados com o reconhecimento foram o ex-secretário da Semjel, Mario Barros; os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivan de Jesus Ferreira; professor Afonso Celso Brandão Nina; o preparador físico de futebol feminino do Iranduba, Thompson François Leal da Silva, entre outros.

Mercedes Guzmán

Roberto Brasil