Professores da Ufam decidem sobre greve em assembleia nesta sexta

By -

ufam-entradaNesta sexta-feira (18), às 14h30, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) realiza nova rodada de Assembleia Geral (AG) no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor norte do Campus Universitário. A categoria deve deliberar sobre indicativo de greve na instituição.

A convocatória da ADUA atende à indicação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) para que as seções sindicais deliberem sobre a possibilidade ou não de deflagração de greve, em conjunto com outras entidades do setor da Educação, contra a PEC 55/2016 – que limita por 20 anos os gastos primários – e a MP 746 (Reforma do Ensino Médio).

Cabe esclarecer que o Sindicato Nacional está empenhado na construção da greve geral dos trabalhadores, a partir da ampla adesão de sua base, como ação para enfrentar todas as medidas que retiram direitos de servidores públicos e também de trabalhadores da iniciativa privada, e não em um movimento paredista setorizado.

De igual maneira, a ADUA já havia deliberado, por meio da AG dos docentes, adesão à construção da greve geral, com paralisação das atividades durante dois dias – um deles ocorrido na última sexta (11), com ato que reuniu centenas de trabalhadores no Centro de Manaus, em Parintins e em Humaitá.

Roberto Brasil