Professor da rede pública estadual conquista prêmio nacional Educador Nota Dez

By -
Premiado nacionalmente, Professor Valter Menezes, atua em Parintins

Premiado nacionalmente, Professor Valter Menezes, atua em Parintins

A Fundação Victor Civita, com o apoio da Editora Abril, da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho promoveu, neste ano, mais uma edição do “Prêmio Educador Nota Dez”. Entre os vencedores está o professor amazonense Valter Pereira de Menezes, que leciona em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) a disciplina de Ciências para estudantes do programa Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

No programa, o professor atua na escola estadual Álvaro Maia ministrando aulas para o ensino médio. O docente também atua ministrando aulas do ensino fundamental para estudantes da escola municipal Luiz Gonzaga, também localizada em Parintins.

Realizado anualmente, o “Prêmio Educador Nota Dez” observa projetos executados em todas as regiões do país. Ao destacar dez professores nacionais, a iniciativa busca evidenciar projetos de referência. Professor Valter Menezes recebeu destaque pela criação e execução do projeto “Água limpa para os curumins do Tracajá”.

O projeto é desenvolvido na comunidade ribeirinha de Santo Antônio do Tracajá, em Parintins e conta com a participação de 350 alunos dos ensinos fundamental e médio. O trabalho está voltado para solucionar o problema do uso da água pelos moradores da comunidade, já que por não possuir rede de esgoto nem água potável encanada, estavam mais propícios a adquirir problemas de saúde.

O projeto teve início em 2013 e foi concluído neste ano de 2015, sendo realizado a partir de pesquisas de campo, debates em sala de aula e contando com a parceria de organizações não governamentais locais (ONGs).

O professor desenvolve projeto de referência no segmento de Educação Ambiental

O professor desenvolve projeto de referência no segmento de Educação Ambiental

Para o professor Valter Menezes, a satisfação em ser um dos professores agraciados com o prêmio nacional é imensa. “Estou extremamente satisfeito com essa conquista, principalmente por ser um projeto desenvolvido em uma comunidade rural e por representar todo o estado do Amazonas. Esse prêmio é a valorização do trabalho do professor, uma união em prol da educação”, afirmou o educador, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o trabalho desenvolvido, a comunidade do Santo Antônio do Tracajá, composta por aproximadamente 600 pessoas, foi beneficiada com a instalação de filtros de areia e fossas biológicas nas casas da região, ajudando não apenas a proteger a saúde da população, como também a preservar o meio ambiente.

Ainda segundo o educador, outra grande contribuição do projeto foi o conhecimento proporcionado aos estudantes. “Esse trabalho contou com a integração de estudantes das duas unidades de ensino. Tenho certeza que o conhecimento adquirido por cada um deles os acompanhará durante toda a vida. Assim como eu, eles também estão muito contentes por terem feito parte dessa conquista”, contou o professor Valter.

Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, a premiação é o merecido reconhecimento a um trabalho de excelência desenvolvido pelo educador. “Inúmeros projetos, como o do professor Valter, estão mudando a vida de pessoas para melhor. Em nome do Governo do Estado, parabenizamos o professor pelo merecido reconhecimento e desejamos que o seu exemplo ao executar projetos inovadores e impactantes motive educadores em todos os pontos do país”, disse Rossieli Soares.

Roberto Brasil