Proerd forma 140 alunos de escola da zona Centro-Oeste

By -

proerd-manaus-140-alunos 01Cento e quarenta alunos 5º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal Professora Maria Rufina, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, receberam, no final da tarde desta sexta-feira, 3, certificado de participação do Programa Educacional de Prevenção contra as Drogas (Proerd), realizado em parceria com a Polícia Militar do Amazonas. Durante algumas semanas, os estudantes receberam lições sobre cidadania, direito humanos e como combater e prevenir o uso de drogas.

O programa, que é realizado desde 2002 em Manaus, formou cerca de 300 mil alunos e é inspirado em um programa educacional americano, que funciona no Brasil desde 1993. Os alunos participam de palestras em que recebem orientações sobre os malefícios causados pelo uso de entorpecentes, além de noções de disciplina e boa convivência em sociedade.

proerd-manaus-140-alunos 02A gestora da escola, Sandra Aguilar, à frente da direção do colégio há 7 anos, destacou que o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar é importante para o bom andamento do ambiente escolar. “O trabalho do Proerd é muito importante. Nós estamos em uma zona vermelha da cidade, em que os índices de violência são elevados. Então é essencial que as crianças recebam orientações sobre os perigos das drogas e possam se proteger”, avaliou.

Segundo a gestora, muitos alunos relataram já terem recebido convites para o uso de drogas, mas que, graças à orientação do programa, isso não ocorreu. Ela ressaltou ainda que o Proerd além de trabalhar um tema específico, também promove outros benefícios, notados principalmente no comportamento dos alunos, que passam a ser mais disciplinados, tanto na escola, quando em casa, com os pais e responsáveis.

proerd-manaus-140-alunos 04Trabalhar paralelamente com o ambiente escolar e familiar é um dos pilares do progama, como explicou o capitão da Polícia Militar, Alison Henriques. Segundo ele, ter a família no processo é fundamental. “Os três pontos basilares do Proerd são escola, família e polícia, por isso é importante que trabalhemos com os pais e não apenas com as crianças”, orientou.

O jovem Lucas Ribeiro da Silva foi um dos pequenos diplomados. Ele recebeu ainda uma medalha de honra ao mérito por ter sido o aluno destaque da sua turma. Questionado sobre o que de mais importante ele aprendeu durante o curso, ele destacou que está o conhecimento sobre como as drogas podem trazer prejuízos e diz que pretende repassar o que foi ensinado. “Eu quero poder passar para outras crianças, para os meus pais, vizinhos, o que aprendi no Proerd, como o respeito aos pais, professores e como devemos ficar longe das drogas”.

proerd-manaus-140-alunos 03Pai do pequeno Ian Alves de Paiva, 10, Luiz de Paiva é outro a destacar a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar dentro da escola. “Sabemos que as drogas estão presentes em todos os setores da sociedade e, infelizmente, na escola ou na rua de casa, não é diferente. Então, é importante orientar as crianças para que elas não se envolvam em algo tão prejudicial e aí está a necessidade desse trabalho da polícia”, afirmou o autônomo.

Roberto Brasil