Prodam anuncia vencedores do Hackathon 2017

By -

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) encerrou, ao meio dia deste domingo (12), a maratona Hackathon 2017, e o vencedor foi o aplicativo Canoeiro, desenvolvido por Domingos Manoel Barros Coelho Junior, Fábio Paes Barreto de Carvalho e João Leno Pereira da Silva.

A ideia do projeto é informatizar a venda de passagens fluviais, oferecendo ao usuário dados como destino, nome do barco, horários da viagem, tipo de acomodação e também a possibilidade de efetuar a compra do bilhete. De acordo com os técnicos, o app ajudará inclusive a regular o setor do transporte.

Em segundo lugar ficou o aplicativo AM: Bot, chat onde é possível obter informações sobre todos os serviços do governo. O terceiro lugar foi para o app “No Preço”, que possibilita monitorar as promoções nos supermercados tendo como base as informações da Nota Fiscal Amazonense.  O aplicativo Meu Aluno, que utiliza as informações do Diário Digital para informar pais e responsáveis sobre a frequência, boletim e avaliações dos alunos, levou a menção honrosa.

O secretário da SECTI-AM, José Jorge do Nascimento Junior, que foi um dos jurados, disse que o esforço a partir de agora é replicar e pulverizar eventos como o Hackathon. “Tudo que foi apresentado será utilizado de alguma forma, nem que seja como um embrião de uma ideia maior ou realmente aplicação. Fico muito entusiasmado porque com eventos como esse mostram que estamos no caminho certo”.

Para o presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira, a edição 2017 do Hackathon superou todas as expectativas. “O resultado foi sensacional. Os aplicativos apresentados atenderam aos requisitos de desenvolver soluções que realmente evidenciam que a PRODAM pode estar a serviço de todos: governo, mercado privado e cidadão”.

O Hackathon contou com a participação de sete equipes. O desafio era desenvolver aplicativos inovadores que venham a gerar soluções tecnológicas para melhorar o dia a dia da população. Eles deveriam fazer isso no prazo de 24 horas. No sábado, o governador José Melo esteve presente na maratona e destacou a importância do evento. “Torço para que as ideias sejam as melhores possíveis, para que a gente possa aprimorar ainda mais o Governo. E fiquei muito feliz, porque todas as discussões que vi aqui vão nessa linha de facilitar a vida das pessoas”, disse.

Melo destacou a atuação da PRODAM como órgão que está modernizando o Estado. “Diversos procedimentos desenvolvidos pela PRODAM tem permitido que o governo se torne mais rápido, mais célere, que os serviços aconteçam de forma mais rápida, como as matrículas na rede escolar, a saúde e o mais recente, que é o Amazonas na Palma da Mão. Espero que saiam muitas ideias criativas desse evento, que possam facilitar a vida dos usuários”, afirmou o governador.

Áida Fernandes