Procon Manaus passa a integrar rede online de solução de conflitos

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A partir de agora, o Procon Manaus faz parte de uma rede online que oferece a solução alternativa de conflitos de consumo de forma prática e sem burocracia por meio da Internet. A adesão à rede ocorreu na manhã desta segunda-feira, 3/7, com a assinatura do Termo de Adesão de Monitoramento – consumidor.gov.br junto à Secretaria Nacional do Consumidor da Justiça e Segurança Pública (Senacon). O documento foi assinado pelo ouvidor geral do Município, Afonso Lins.

O serviço está disponível gratuitamente no endereço consumidor.gov.br. Inicialmente o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. Se estiver, o consumidor registra sua reclamação e a empresa terá até dez dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor terá até 20 dias para avaliar a resposta recebida, classificar sua reclamação como Resolvida ou Não Resolvida e indicar o grau de satisfação com o atendimento prestado pela empresa.

A ideia do consumidor.gov.br é oferecer a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornecendo ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentivando a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Pela plataforma ainda, o Procon realizará o monitoramento dos dados das reclamações formuladas pelo consumidor e da conduta dos respectivos fornecedores no âmbito de sua atuação. O trabalho ocorre em conjunto com a Sinacon.

Roberto Brasil