Procissão fluvial festejos de Santo Antônio de Borba

By -

borba2

O dia 1º de Junho foi marcado por muita emoção, fé e esperança no município de Borba a 151 km de Manaus. Na tarde desta segunda feira aconteceu a tradicional “Canoa de Entrada”, uma gigantesca procissão fluvial que saiu da comunidade de Acará há alguns quilômetros rumo à cidade conhecida pela sua religiosidade. No começo na noite a imagem de Santo Antônio chegou a Borba acompanhado por dezenas de embarcações e devotos que cantavam o hino de em honra ao padroeiro.

Logo depois cerca de duas mil luminárias foram soltas no Rio Madeira em frente à cidade que desciam com a correnteza iluminando a escuridão do rio. A Imagem e a Relíquia com fragmentos do corpo de Santo Antônio seguiram em procissão até a Basílica (Borba possui a única Basílica do Amazonas, também consagrada pelo Vaticano como Catedral).

borba3

Uma missa campal foi realizada na frente da Igreja pelo Bispo da cidade Dom Eloi Roggia, em seguida foi realizado o primeiro dia de leilão dos festejos de Santo Antônio que vão até o dia 13 de junho. Este ano o Festejo contará com o Show do Padre Joãozinho no dia 11, o Padre é conhecido nacionalmente por suas canções religiosas. No dia 13 de junho pela manhã acontece a Bênção das Embarcações, onde o bispo de Borba percorre toda a orla da cidade em um barco abençoando todas as embarcações que forem para os festejos, (O bispo pede que Santo Antônio interceda para que as embarcações sejam livres de tragédias, naufrágios e acontecimentos ruins e pede que elas voltem no próximo ano). A tarde é realizada a procissão de Santo Antônio, é o momento mais aguardado pelos romeiros, a imagem percorre algumas ruas da cidade acompanhada de milhares de fies.

Mario Dantas