Problemas do setor turístico do AM serão tratados em audiência pública na Aleam

By -

Dep. Francisco Souza

Em comemoração ao dia mundial do Turismo e ao dia do Turismólogo do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Amazonas realiza, dia 28 de setembro, uma audiência pública para discutir o setor turístico no Estado. O evento está sendo coordenado pelo presidente da comissão de Turismo da Aleam, deputado Francisco Souza.

Estarão presentes no evento os representantes da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), agências de viagens, professores e estudantes do curso de Turismo, entre outras instituições (hotéis, bares e restaurantes) que trabalham com o turismo no Amazonas.

Entre os assuntos que serão discutidos na audiência pública está a reformulação do Plano Estadual de Turismo, que traça as diretrizes e metas a serem seguidas pelo Governo do Estado para o setor turístico.

Outro assunto é a necessidade de concurso público para turismólogos a serem contratados pelas prefeituras e governo. Esse tema vem sendo constantemente debatido dentro dos cursos de Turismo nas faculdades de Manaus. Durante a audiência pública, os estudantes e professores querem discutir o assunto com representantes dos poderes Executivo.

A preparação de Manaus para os jogos de futebol da Olímpiada, que acontece em 2016, também promete esquentar os debates. A intenção é fazer uma avaliação das ações turísticas promovidas em Manaus durante a Copa do Mundo e, dessa forma, corrigir falhas no atendimento aos turistas.

O debate será intermediado pelo deputado Francisco Souza, que nesta semana teve aprovado pela Assembleia Legislativa a lei que cria o Turismo Pedagógico nas escolas da rede pública. O projeto segue agora sanção do Governo do Estado.

Mario Dantas