Primeira escola no Conjunto Viver Melhor é entregue

By -
Gov. Omar Aziz

Gov. Omar Aziz

Na manhã desta segunda-feira (24), mas uma Escola Estadual foi inaugurada pelo governador Omar Aziz (PSD), a Escola Estadual Professora Eliana Socorro Pacheco Braga, que fica no conjunto Viver Melhor, a primeira do conjunto, pois até o momento não havia escolas  municipal ou estadual. Segundo Aziz, em breve o Conjunto ganhará um Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti).

DSC_2175

“Nós estamos entregando essa escola e também estamos construindo uma escola de tempo integral para que a gente possa atender a comunidade, e que as pessoas não tenham que se deslocar daqui com seus filhos para outros lugares”, destacou Aziz.

De acordo com ele a arquitetura adquirida pelo governo faz com que os alunos queiram estar na escola, pois em sala de aula os alunos aprenderão coisas boas. “O importante é manter o maior tempo possível às crianças em sala de aula. O que eu quero para os meus filhos eu quero para os filhos do povo amazonense. Uma educação com qualidade e uma segurança para essas crianças poderem estudar e mais tarde terem uma qualidade de vida melhor”, pontuou.

Rossiley Soares

Rossiley Soares

O secretário estadual de educação, Rossiley Soares, disse que até março deverão ser inauguradas e reinauguradas um total de 70 escolas estaduais e para o Conjunto Viver Melhor do Santa Etelvina, até o final de 2014 o Ceti deverá ser finalizado para inauguração em 2015, o qual atenderá 1.700 alunos. O secretário informou ainda a construção de um ginásio poliesportivo e ampliação de salas de aula.

“Nós já temos um terreno aqui ao lado, estamos terminando de fazer o projeto, porque vai ser um pouco diferente, porque na verdade o terreno era para uma quadra, mas como precisa de mais sala de aula, estamos desenhando um projeto em que as salas ficarão em baixo e ginásio em cima, com um isolamento acústico para não atrapalhar a sala de aula, mas com aproveitamento melhor do espaço”, explicou.

Para ele, a escola Professora Eliana Socorro Braga tem um diferencial. “Essa é a primeira aqui do conjunto, uma necessidade ainda muito grande e é uma preocupação do Governo do Estado em atender as pessoas que aqui estão morando”, disse.

A escola vai atender mais de mil alunos das turmas do sexto ao nono ano, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos diurnos e noturnos. Segundo o secretário, como a demanda  é grande, há uma possibilidade de ser aberta uma turma de EJA de 6º ao 9º ano.

“Somente agora a gente enxerga o público que veio pra cá. Tivemos um conjunto que rapidamente ficou pronto e que a população veio de vários cantos da cidade. As crianças daqui estão sendo atendidas em outras escolas, mas a prioridade é para atender a população aqui dessa comunidade”, declarou.

Durante o discurso o governador Omar, anunciou que disponibilizará um ônibus para os alunos que moram no Conjunto Viver Melhor, mas que estão matriculados em outras áreas da cidade.// (Moara Cabral – Fotos: Áida Fernandes)

Redação