Presidente Figueiredo quer exterminar o Aedes aegypti

By -

figueiredo-combate-dengue-2Da Redação – O combate ao Aedes Aegypti está a todo vapor em Figueiredo. A intenção é acabar com o mosquito de vez, por isso os Agentes de Endemias estão direto no Maroaga, que é o mais novo bairro a se integrar a área urbana do município, lá moram cerca de 500 famílias. Como o local ainda está em formação, os Agentes de Endemias estão preocupados com a proliferação do Aedes Aegypti na área e estão levando tudo de informação possível para que a população de lá fique bem atenta. “Estamos na segunda etapa de monitoramento da área, aqui existem muitas caixas d’água e como estão novas, a maioria tem tampa e estamos tratando as que não tem”, destacou Nilson Sicsu, coordenador de equipe da Endemias.

A preocupação do prefeito de Figueiredo, Neilson Cavalcante, é exterminar o mosquito, mesmo porque já houve quatro casos positivos da doença confirmados na Comunidade de Nova Jerusalém, que fica no Km 179 da BR17. O município de Presidente Figueiredo possui 12 bairros e 57 comunidades rurais e é extremamente perigoso deixar esses lugares sem as devidas prevenções, evitando a proliferação e consequentemente as doenças causadas pelo mesmo.

figueiredo-combate-dengue-1Num trabalho de muito esforço e dedicação, os Agentes estão constantemente nas áreas fazendo buscas dos focos do mosquito: poços e recipientes sem tampas estão sendo cobertos por uma tela. “Recebemos mais de 300 telas para cobrir os recipientes que estão descobertos, o nosso trabalho aqui é fazer com que os casos não aumentem”, explicou Helen Cristina, agente de endemias.

De casa em casa, eles explicam a melhor forma de combater o mosquito e falam da importância de ter os recipientes bem protegidos, não dando brecha para que o mosquito se reproduza. José Roberto é barqueiro, aprovou a iniciativa e fala que daqui pra frente terá mais cuidado. “Se antes eu já cuidava dos tambores e caixas de água, agora vou redobrar a atenção, ainda mais que estou sabendo que aqui na nossa comunidade tem casos de dengue confirmado”, lembrou José Roberto, funcionário público.

figueiredo-combate-dengue-3Desde que foi confirmado os quatro casos positivos de dengue, na comunidade de Nova Jerusalém, os trabalhos de intensificação contra o mosquito Aedes Aegypti estão sendo monitorados de perto pelos agentes de endemias. Um trabalho de mutirão, para retirada de entulhos estão sendo feitos na comunidade. Para o Prefeito, a guerra contra esse mosquito está declarada, por tanto todos os 75 agentes de endemias estão empenhados no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Presidente Figueiredo.// (David Almeida – Fotos: André Amazonas)

Roberto Brasil