Presidente Figueiredo na luta contra o mosquito da dengue ( Aedes Egypti)

By -

figueiredo-foto-andre-amazonas

O prefeito Neilson Cavalcante (PSB), preocupado com todo esse transtorno que o mosquito da dengue tem causado em todo o País, fez com que a Terra das Cachoeiras, também, se engajasse na luta para eliminar esse mosquito de difícil controle das suas populações se tornando caso de saúde pública sendo considerado o vector de doenças graves, como a dengue, chikugunya, febre amarela e a febre zica, a ação se estende em toda a cidade e zona rural.

Os agentes de endemias, funcionários da Secretaria de Saúde e dezenas de voluntários, em Presidente Figueiredo participaram do Dia Nacional de Combate à Dengue.

figueiredo-foto-andre-amazonas1

Todos já estão nas ruas para alertar a população sobre os cuidados que devem tomar para evitar a proliferação do mosquito. Agentes da Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde da Prefeitura de Presidente Figueiredo, diariamente visitam os bairros da cidade e a zona rural para orientar os moradores da importância de manter o terreno das residências, empresas ou comércios limpos, sem depósito de entulhos; pneus, nem garrafas abertas; os pratos, de vasos de plantas, devem conter areia; as calhas devem ser limpas; as plantas que acumulam água devem ser lavadas em jato, uma vez por semana; os recipientes utilizados para ofertar água aos animais devem ser esfregados uma vez por semana.  As caixas de água devem ficar tampadas, e os lixos e materiais recicláveis devem ficar cobertos. Esses cuidados são primordiais para manter saudável um ambiente e evitar o contato com o mosquito e o aparecimento de doenças causadas pelo os mesmos.

figueiredo-foto-andre amazonas

Durante a ação, foram entregues folders com os cuidados para evitar o desenvolvimento do Aedes aegypti. “Calor e água parada são as condições ideais para o mosquito se proliferar, o mosquito mata, então não vamos deixar ele nascer”, destacou a Secretaria de Saúde Marivone Barroso.

dengue-figueiredo-foto-andre-amazonas

No final de semana os agentes aproveitaram a chegada dos visitantes no principal balneário da cidade para fazerem as orientações, e saíram por várias ruas de Figueiredo distribuindo o material explicativo e informativo sobre o Aedes. // David Almeida com informações Asscom PMPF/ Fotos: André Amazonas

Áida Fernandes