Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara visita Hospital Geral da Velha Serpa

By -

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 01Da Redação – O Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Vereador Dário Nunes (PSDB), e comitiva fizeram visita ao Hospital Geral da Velha Serpa, José Mendes e entregaram ao Diretor Marcelo da Rocha Benlolo, documento solicitando informações sobre o funcionamento do mesmo. No documento, vários relatórios foram pedidos para saber da realidade em que se encontra aquela instituição; de como o povo está sendo atendido, como por exemplo: o relatório detalhado de atendimento e procedimento do SUS; o quantitativo de natalidade e mortalidade neonatal, relatório sobre a idade das parturientes e o numero de pacientes transferidos para Manaus nos anos de 2011 a 2015, juntamente com o motivo que teria ocasionado a remoção.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 03No documento havia também, solicitação de informação dos procedimentos de estoque de medicamentos no hospital com data de vencimento e a forma de descarte dos mesmos, quando vencidos. Sobre essas informações, o diretor disse que responderia de pronto a solicitação da Câmara, e solicitou apoio da Casa para a realização de algumas tarefas que visam o melhoramento do atendimento aos cidadãos pelo hospital José Mendes.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 02As solicitações do diretor, logo foram aceitas pelos vereadores Dario Nunes e João Bosco, que se comprometeram apresentar as demandas ao Plenário da Casa para que providências sejam tomadas, no que couber ao Poder Legislativo Municipal.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 05Durante a visita, do Presidente da Câmara, várias irregularidades foram encontradas, no que diz respeito ao funcionamento do Hospital Geral José Mendes: Alguns leitos sem lençóis, na questão da limpeza, somente três pessoas pra fazer esse serviço no hospital, em uma enfermaria um ar condicionado estava danificado e não funcionava há dias, causando transtorno aos pacientes internados, inclusive pessoas de idade, que além do sofrimento causado por suas enfermidades, penavam no calor, mas pela presença do presidente foi providenciado um ventilador, amenizando o desconforto de um paciente idoso.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 09A comitiva, também encontrou coisas boas, como por exemplo: no hospital existem três desfibriladores para atendimento de pessoas cardíacas, um fica no Centro Cirúrgico, o outro na ambulância e o terceiro no Laboratório de analises clinica. Os setores de digitalização, com equipamentos novos para a revelação digital de imagem e a sala de mamografia, serviço que segundo o diretor Benlolo atende uma grande quantidade de  mulheres. Na cozinha do hospital os vereadores presenciaram o tipo de cuidado dos profissionais no preparo dos alimentos; Dario Nunes e João Bosco Rodrigues, também visitaram a despensa onde ficam armazenados os alimentos para as refeições.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 07Outra questão foi o uso de balas de oxigênio dentro das enfermarias. Segundo Benlolo, o procedimento apesar de inadequado se faz necessário, devido ao não funcionamento das tubulações para a distribuição de oxigênio; questão crítica que perpassa muitas administrações, desde a inauguração do hospital. O Diretor aproveitou a oportunidade e informou a comitiva da Câmara, que o hospital possui um atendimento em domicílio com balas de oxigênio, visando garantir um tratamento mais humanizado para pacientes que não podem se locomover até o hospital; informação que agradou aos vereadores.

Marcelo Benlolo, diretor do hospital, pediu ajuda dos vereadores, para que usassem a força do Poder Legislativo Municipal junto ao Governo do Estado, para a aquisição de mais ambulâncias, haja vista, os acidentes recentes terem causado a perda total de três desses veículos, deixando o Município em situação crítica, pois com as perdas, restaram somente três veículos para o traslado de pacientes graves para Manaus, capital do Estado.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 06Apesar de ainda não estar funcionando, a equipe visitou o SAMU e ficaram satisfeitos com a estrutura, que encontraram dentro do posto que vai atender, um dia o povo Itacoatiarense, e, os municípios que são beneficiados com sistema de saúde do hospital geral de Itacoatiara. Duas ambulâncias já se encontram estacionadas prontas para o trabalho, mas segundo Benlolo não sabe quando, só depende da equipe do SAMU, de Manaus vir aqui e dizer que pode funcionar.

vereador-dario-nunes-visita-hospital-blogdafloresta 08Ao final da visita ao hospital José Mendes, os vereadores se disseram satisfeitos com recepção e a presteza do diretor Marcelo Benlolo, parabenizando-o pelo esforço em manter e buscar, na medida do possível, um melhor atendimento aos usuários do Hospital; deixaram a Casa Legislativa a disposição do diretor. O Presidente Dário Nunes, disse que apesar de satisfeito com o esforço de Benlolo, sabe que ainda há muito o que fazer para melhorar.

Dário fez essa visita acompanhado do Vereador João Bosco Rodrigues (PP), o Procurador da casa, Dr. Julio Berneira, o Diretor Legislativo Dr. Carlos Calado, membros da equipe de comunicação, e outros funcionários da Câmara.

Se todos que chegassem ao poder, legitimado pelo povo, tivessem essa atitude de fiscalizar o serviço publico, cobrar a quem é de direito as responsabilidades do bem estar da população; fazer valer o que está escrito na constituição, poderíamos dizer que a cidadania não estaria simplesmente adormecida, numa folha de papel trancada numa gaveta qualquer a espera de um discurso enganador, ela realmente faria parte da construção de cidadãos, e uma sociedade mais justa. (David Almeida | Fotos: Gerson Carriel e Ney Xavier)

Roberto Brasil