Premiado filme Cubano em exibição única no Teatro da Instalação

By -

JOSÉ MARTÍ O OLHO DO CANÁRIO 2

Em comemoração ao 163º aniversário do nascimento de José Julián Martí Pérez, Heroi Nacional de Cuba, que organizou a luta pela independência de seu país, o Governo do Amazonas/ Secretaria de Cultura do Amazonas, em parceria com o Consulado Geral de Cuba em Manaus, apresenta com entrada gratuita nesta quinta-feira (28), às 19h, o filme “José Martí: o Olho do Canário”, no Teatro Gebes Medeiros (antigo Ideal Clube, esquina da Av. Eduardo Ribeiro com a Rua Monsenhor Coutinho, Centro).

O filme é uma coprodução Cuba/Espanha de 2010 e conta a história de José Martí, também conhecido como “O Apostólo”, um político e pensador cujas idéias marcaram a luta pela independência cubana. Nascido em 1853, foi um homem de grande sensibilidade e senso de justiça, mas também um ser humano comum. Dos nove aos dezessete anos, traçou um verdadeiro percurso espiritual que o ligaria intimamente à sua pátria. Neste período da vida, Martí passou a verdadeiramente conhecer Cuba e amá-la, para a ela dedicar o restante de sua vida. Pois foram os meandros do cotidiano, os formadores de seu caráter e de seu extraordinário sentido de luta.

A direção é de Fernando Perez, com duração de 120 minutos e tem no elenco Damián Antonio Rodríguez, Daniel Romero, Broselianda Hernández, Rolando Isidro Brito Rodríguez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dentre os prêmios recebidos, destaque para  o Prêmio Ariel de Melhor Filme Iberoamericano na Academia Mexicana de Artes y Ciencias Cinematográficas. México, 2011; Prêmio da UNICEF no 32º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. Havana, 2010; Prêmio de Melhor Fotografia. XXXVI Festival de Cine Iberoamericano de Huelva, Espanha, 2010; e Prêmio da Associação Cubana de Imprensa Cinematográfica.

 

Mario Dantas