Prefeitura vai construir novo conjunto habitacional e transformar comunidade

By -

visitamoraprourbis2

A Prefeitura de Manaus vai transformar a comunidade Arthur Virgílio, na zona Leste, em um verdadeiro canteiro de obras. A partir de maio, o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), que tem apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), iniciará atividades nas áreas de infraestrutura, habitação, lazer e saúde.

Aproximadamente três mil famílias serão beneficiadas com as obras do Prourbis. Nesta nova etapa, o programa vai construir um novo conjunto habitacional, semelhante aos construídos no Jorge Teixeira – 3ª Etapa. Este contará com 28 apartamentos com cerca de 50 metros quadrados, cada um.

Cada unidade habitacional contará com sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Além disso, o residencial contará com espaços comuns, que incluem área de lazer e estacionamento externo, além da urbanização.

O prefeito Arthur Virgílio Neto destacou que o projeto vai mudar a vida das famílias contempladas. “A parte da empresa contratada por nós com recursos do BID, já acabou. Falta nós fazermos, agora, o restante com uma contrapartida da prefeitura, beneficiando famílias da comunidade que leva o nome do meu pai. Eu fico feliz, porque serão obras de estação de esgoto, drenagem, asfalto de boa qualidade, calçada, meio-fio e creche. Tudo aquilo que precisamos para fazer uma abordagem de urbanização. O Prourbis é o maior exemplo de programa de urbanização da cidade, desde que Manaus é Manaus”.

Além dos habitacionais, ainda será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com aproximadamente 150 metros quadrados, onde os moradores terão acesso a atendimentos básicos e gratuitos como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Infraestrutura

Além da construção das estruturas, o programa vai revitalizar aproximadamente 12 ruas da comunidade, o que inclui a ampliação e criação de calçadas com acessibilidade e asfaltamento das principais vias de acesso.

Também serão implantados quase dois mil metros de tubulações na rede de esgoto e mais 1,2 mil metros de drenagem nas ruas do Arthur Virgílio. A comunidade será ainda beneficiada pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que o Prourbis está construindo no Jorge Teixeira – 3ª Etapa.

Lazer

A nova licitação prevê, ainda, a construção de duas novas praças públicas. A primeira terá aproximadamente 12.197 mil metros quadrados e ficará localizada entre as ruas Malvarisco e Jacaré. A segunda com 4.258 mil metros quadrados será construída entre as ruas Traíra e Piaba. Ambas serão arborizadas e compostas por área comum, playground, passeio, área de descanso e quadra poliesportiva.

Mario Dantas