Prefeitura treina servidores para a realização de teste rápido de HIV/Aids

By -
“O maior avanço dos testes rápidos é a possibilidade de viabilizar um tratamento imediato", afirmou Homero de Miranda

“O maior avanço dos testes rápidos é a possibilidade de viabilizar um tratamento imediato”, afirmou Homero de Miranda

A Prefeitura de Manaus está capacitando 40 servidores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Norte para atuarem, por meio de testes rápidos, na detecção de HIV/Aids, Sífilis e das Hepatites “B” e “C”. A partir do treinamento, a rede municipal de saúde visa ampliar a oferta dos testes, incluindo o serviço nas unidades de Estratégia da Família.

Para 2015, a Semsa tem a meta de ampliar a implantação dos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família com 130 metros quadrados. Em 2013 e 2014, a rede municipal de saúde capacitou 293 profissionais para garantir a implantação dos testes rápidos e a meta para este ano é capacitar mais 120 profissionais. “O maior avanço dos testes rápidos é a possibilidade de viabilizar um tratamento imediato, o que aumenta significativamente a sobrevida dos pacientes. Com a capacitação dos novos profissionais para expandir o atendimento a este público, o objetivo das ações será alcançado muito mais rápido nas Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

treinamento-prefeitura-teste-hiv-02Em 2014, foram realizados mais de 40 mil testes, que são controlados pelo Núcleo de Controle das DSTs, Aids e Hepatites. Atualmente, os testes rápidos podem ser feitos em 62 UBS da capital amazonense, com resultados conferidos em até dez minutos e proposta de tratamento imediato, em caso positivo para a doença. De acordo com o estabelecido no Plano Anual de Saúde de 2014, a Prefeitura de Manaus atingiu a meta de implantação em UBSs, uma vez que em janeiro de 2013 os testes rápidos eram oferecidos em apenas três unidades. A expectativa é que a ampliação do serviço tenha como reflexo uma queda no número de casos das doenças nos próximos anos.

“Em UBSs de todas as zonas de Manaus, inclusive na Rural, de acesso terrestre e fluvial, temos a oferta do teste rápido. De acordo com a demanda dos serviços nas comunidades, as pessoas interessadas em realizar o exame devem ficar atentas para essa programação”, reforçou a chefe do núcleo de DSTs, Aids e Hepatites da Semsa, enfermeira Adriana Souza.

A lista com as Unidades Básicas que oferecem os testes rápidos para a detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Roberto Brasil