Hospital de Manicoré realiza mutirão para cirurgia de catarata

By -

DSC_0570

O Hospital de Manicoré realiza nos dias 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado), mais um mutirão para pacientes que precisam fazer cirurgia de catarata. A consulta de triagem oftalmológica com o médico Drº João Neto começou no dia 19 a partir das 8h para diagnóstico da doença e encaminhamento para os exames pré-cirúrgicos. As cirurgias no Hospital são gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Secretária Estadual de Saúde – SUSAM e Prefeitura Municipal de Manicoré.

DSC_0597

O mutirão é direcionado às pessoas com idade a partir dos 50 anos, quando a catarata costuma se manifestar, e que tenham dificuldade de enxergar. Cerca de 180 pessoas estão inscritas até o momento. A equipe do hospital informa que qualquer cidadão pode ter acesso ao mutirão e que a pessoa deve comparecer ao hospital munido dos documentos pessoais (identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência) para abertura do prontuário de segunda a sexta-feira das 08h00min as 12:00 na sala da Assistente Social – Neide, as inscrições se enceram dia 13 de novembro.

Sobre a doença:

A catarata ainda é a principal causa de cegueira reversível entre os brasileiros, apesar de o tratamento cirúrgico ser garantido pelo SUS. A doença embaça a lente natural do olho, chamada cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar principalmente à noite.

DSC_0623

Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.

 

Roberto Brasil