Prefeitura remove família de casa em risco de desabamento

By -

familia-em-risco-01Na manhã desta quinta-feira, 24, servidores da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), da Defesa Civil de Manaus, e do Gabinete de Gestão Integrada de Manaus (GGI-M) estiveram na rua Constituinte, bairro Santa Etelvina, zona Norte, para auxiliar uma família que estava morando em uma casa com risco iminente de desabamento. Após a forte chuva da última terça-feira, 22, a residência de madeira teve a estrutura comprometida e quase desabou. Sem ter para onde ir, a família permaneceu morando no local.

O caso só chegou ao conhecimento das secretarias municipais após policiais militares gravarem um vídeo e publicarem nas redes sociais. Um dos moradores, Abraão Silva Moraes, 33, afirmou que não havia ligado para a Defesa Civil e nenhum outro órgão municipal ou estadual e que a gravação foi feita por iniciativa dos próprios policiais.

familia-em-risco-02Ao tomar conhecimento da situação, a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro, determinou que os chefes de departamentos se deslocassem até a área e removesse a família imediatamente. “Na gestão do prefeito Arthur Neto, agimos de forma rápida e humanizada. O poder público tem limitações, mas o senso humanitário da população pode ampliar os bons resultados e mudar para muito melhor a vida das pessoas. Eu tive conhecimento do caso após a subsecretária Mônica Santaella ver a postagem. Por isso é importante estarmos sempre alertas às demandas que chegam da população por todos os canais”, afirmou a secretária.

Além das páginas da Semmasdh e da secretária Goreth Garcia Ribeiro, no Facebook, existem os canais de atendimento Disque Direitos Humanos (Disque 100), e os números de combate à exploração sexual infanto-juvenil (0800 092 1407 e 0800 092 6644).

familia-em-risco-03A família, composta por Abraão e os pais Aurea da Silva, 65, e José de Moraes, 74, foram inseridos no programa Auxílio-Aluguel e se mudaram, agora à tarde, para a nova residência com apoio da Defesa Civil de Manaus. Eles ainda receberam cesta básica e colchões. Equipes da Defesa Civil de Manaus e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) irão realizar a demolição da estrutura de madeira e retirada do entulho ainda nesta quinta-feira.

Empresários se comprometeram a ajudar 

Ao tomar conhecimento do caso, dois empresários foram até o local para verificar a situação dos moradores. Um deles, Jone Cabral, proprietário de uma construtora, se comprometeu a ajudar a família na conclusão da casa de alvenaria, que estava sendo erguida nos fundos do terreno. A obra tinha sido paralisada após Abraão ficar desempregado, no segundo semestre do ano passado.

Outro compromisso assumido pelo poder público municipal foi de ajudar Abraão a voltar para o mercado de trabalho e assim, poder continuar ajudando os pais.

Roberto Brasil