Prefeitura realiza ação de cidadania no Novo Israel

By -
IMG_6648
Para comemorar os 30 anos do bairro Novo Israel, na zona Norte, a Prefeitura de Manaus realizou uma ação de cidadania, neste final de semana. As atividades aconteceram na Escola Municipal Professora Rita de Cassia e, durante toda a manhã, os moradores tiveram acesso a serviços como atualização e cadastro no Bolsa Família, atendimento jurídico e psicossocial, emissão de 2ª e 3ª via do RG, Carteira de Trabalho, encaminhamento de emprego, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite C, aferição de pressão, além de distribuição de mudas.
A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), com a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Semed), Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
IMG_6690
“É nosso dever levar os serviços onde estiver a população mais necessitada. Aqui, na zona Norte, as carências são muitas. Então, é nosso dever estar presente onde a sociedade necessita”, afirmou o secretário da Semtrad, Vicente Filizzola.
“Quantas pessoas que por aqui passaram, não tinham tido a oportunidade de sair do bairro para regularizar a sua situação? Essas ações de cidadania trazem a oportunidade de participação, a oportunidade do comunitário exercer sua cidadania. Essas ações são sempre bem vindas, por todos os bairros que visitamos”, complementou a coordenadora da ação, pela Semmasdh, Gecilda Albano.
IMG_6709
O líder comunitário, Orlando Souza, destacou a grande procura de moradores pelos serviços. “Teve uma participação intensa, desde que a escola abriu os portões. A comunidade é carente desses serviços e essa iniciativa era algo que já estávamos aguardando. Nem mesmo a chuva atrapalhou a ação e isso é ótimo”, afirmou.
IMG_6731
IMG_6752
Tamara Santos, 31, mora no bairro e ressaltou o bom atendimento dos servidores. “Fui muito bem atendida, tiraram todas as minhas dúvidas e me encaminharam para atendimento no Creas, na segunda-feira. Apesar da necessidade, me deslocar com filho pequeno, de ônibus, é muito difícil. Que bom que essa ação veio para o bairro”, concluiu a moradora.
Para finalizar a ação, foram servidas 500 refeições, na Cozinha Comunitária do bairro, pelo valor de R$ 1.

Mario Dantas