Prefeitura qualifica atendimento ao autista

By -

atencao-autista1A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá qualificar o atendimento ao autista em toda a Rede Municipal, com a realização do curso de “Diagnóstico e Atenção Integral de Pessoas com Autismo”, às 8h desta segunda-feira6, na Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

A iniciativa pioneira reunirá profissionais da Rede de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil do Rio de Janeiro e as equipes multidisciplinares e intersetoriais que atendem àpopulação autista da Rede Municipal de Saúde, de Assistência Social e Educação.Fazem parte deste grupo cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e assistentes sociais, que atuam nas ações desenvolvidas pela Semsa e, também, Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semasdh).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, os palestrantes do Rio de Janeiro possuem ampla experiência, teórica e prática, nas áreas de psiquiatria e psicanálise, formando uma rede de referência nesse trabalho. “O autismo inclui um amplo espectro de sintomas. Portanto, uma avaliação única e rápida não pode indicar as reais habilidades da criança. O ideal é que uma equipe de diferentes especialistas avalie a criança com suspeita de autismo, por isso estamos treinamento profissionais de diversas áreas”, declarou o secretário.

Para a gerente do programa de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, a participação dos cirurgiões-dentistas representa um ganho. “O correto manejo profissional resulta em mais qualidade no atendimento a essa população”, avalia.

atencao-autista2O curso, que será ministrado em dois módulos de 20h, no período de 06 a 10 e 20 a 24 de outubro, respectivamente, acontecerá na Escola de Serviço Público Municipalreunirá90 inscritos, divididos em duas turmas, uma pela manhã (8h às 12h), outra à tarde (das 14h às 18h).

Entre os temas abordados, estão ‘Políticas públicas na atenção às pessoas com transtorno do espectro autista’, ‘O autista e os outros quadros psicóticos da infância’ e ‘Atendimento à crise’, no primeiro módulo, e ‘Rede de cuidados’, Autistas e oficinas terapêuticas’ e o ‘ O trabalho com os pais’, no segundo. A discussão de casos clínicos, com aulas interativas, irá acontecer em ambos os módulos.

A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efthimia Hados, destaca a rápida adesão dos profissionais em se inscrever no curso. “Uma demonstração do interesse dese relacionar da melhor forma com os pacientes, em diferentes serviços, como reabilitação e odontologia, na área de saúde”, comemora.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida. Ele afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação.

Roberto Brasil