Prefeitura promove atividades na campanha “Janeiro Branco”

By -

Buscando difundir o conhecimento em relação à saúde mental/ emocional, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá atividades relacionadas à Campanha “Janeiro Branco”, movimento iniciado em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, por iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão. A abertura será realizada no dia 12, às 18h, no auditório do Parque Municipal do Idoso, localizado na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças – zona Centro-Sul.

No ano passado, a Prefeitura de Manaus aderiu ao movimento e em junho, o “Janeiro Branco” foi incluído no calendário oficial do município por meio da Lei n° 2224, de autoria do vereador Elissandro Bessa (sem Partido), sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A campanha tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para questões psicológico-existenciais, tomando o primeiro mês do ano como um ponto de partida para pensar sobre essas condições e investir cada vez mais em saúde mental.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Lubélia Freire, afirma que campanhas como essa são de extrema importância para divulgar informações. “É preciso disseminar cada vez mais o conhecimento acerca do tema e, para isso, a Semsa vai mobilizar todas as suas unidades, mesmo aquelas que não possuem psicólogos. Teremos apoiadores dos Distritos de Saúde, que se responsabilizarão por levar a campanha até essas unidades, buscando alcançar um público cada vez maior”, afirma Lubélia.

Buscando sensibilizar usuários, servidores e a comunidade em geral, a Campanha visa mostrar às pessoas a necessidade cada vez maior de se tratar assuntos ligados ao psicológico do ser humano.

A partir do dia 15 de janeiro, a Semsa realizará uma programação, destinada a conscientização sobre saúde mental. “As nossas unidades, tanto os Centros de Atenção Psicossociais, os  CAPs e Distritos de Saúde, quanto as Unidades Básicas de Saúde, onde há psicólogo atuando, estarão trabalhando temas relacionados à Campanha Janeiro Branco por meio de oficinas, rodas de conversa e palestras. Estas atividades acontecerão até o dia 31”, explica a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efthimia Haidos.

Roberto Brasil