Prefeitura mantém combate a queimadas durante o feriado prolongado

By -

combate-queimadas-pmm-1A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), manterá em funcionamento o trabalho de atendimento as denúncias de queimadas urbanas durante o feriado prolongado.

Já nesta sexta-feira, 30, ponto facultativo do Dia do Servidor Público, a equipe da Semmas, formada por fiscal e educador ambiental, estará de plantão para atender as denúncias nas diversas zonas da cidade. O plantão será mantido neste sábado (31) e no domingo (1º de novembro). O mutirão de atendimento funciona das 14h às 22h, para atendimento exclusivo de denúncias de queimadas, além dos casos de flagrante.

combate-queimadas-pmm-2De janeiro até o dia 29/10, a Semmas havia registrado 346 denúncias, das quais 180 já foram atendidas, com seis flagrantes sem denúncia protocolada. O objetivo do trabalho é zerar o passivo de denúncias na capital. Além de atender as denúncias, a equipe realiza também a abordagem às lideranças comunitárias dos locais visitados, buscando estabelecer com eles um contato mais próximo no sentido de agendar reuniões e palestras para sensibilização dos moradores das áreas onde persiste a prática da queima.

Desde o início do trabalho, foram feitas 118 visitas com 233 pessoas abordadas sobre a temática das queimadas. Reuniões de orientação e sensibilização estão sendo marcadas com as lideranças comunitárias de diversas localidades, entre elas conjuntos Castanheiras, Nova Vitória e Nova Floresta, na Zona Leste.

combate-queimadas-pmm-3De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar Mar, a estratégia é estabelecer um contato permanente com as lideranças e trabalhar junto com as comunidades onde são registrados os maiores índices de denúncias, em sua maioria referente à queima de lixo doméstico. “O trabalho de sensibilização deve ser permanente. Além de irmos até os presidentes das associações de moradores, colocamos um número de telefone (3236-7420), no horário comercial, à disposição para atendimento a essas lideranças em casos de reincidências da infração”, afirmou o secretário.

A redução de focos na cidade evita o agravamento do quadro gerado pelas queimas em áreas de floresta nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e no interior do Estado. “Nossa expectativa é de que possamos contribuir com ações preventivas agora para evitar que o problema se repita nos próximos anos”, afirmou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

Roberto Brasil