Prefeitura leva arborização para canteiro central do Conjunto Viver Melhor

By -
O plantio contou com a participação de moradores do conjunto

O plantio contou com a participação de moradores do conjunto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou nesta terça-feira, 21, a arborização dos cerca de 900 metros de extensão da Avenida Quartzo Rosa, principal via de acesso ao Conjunto Habitacional Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. O plantio faz parte da programação desenvolvida pela Semmas para marcar as festividades em comemoração ao aniversário de 345 anos da cidade.

Foram plantadas 154 mudas de pau pretinho, ao longo do canteiro. Entregue há um ano, o conjunto foi escolhido por possuir áreas públicas desprovidas de arborização. Além das mudas plantadas, outras 940 foram distribuídas junto aos moradores, que ficaram bastante satisfeitos com a ação.

O plantio contou com a participação de moradores do conjunto, alunos de escolas municipais e estaduais, além de servidores da Semmas. “Nossa programação de aniversário de Manaus priorizou a arborização e a educação ambiental, razão pela qual escolhemos para arborizar um logradouro público numa via de grande fluxo e visibilidade (canteiros da rotatória da Avenida Torquato Tapajós) e o Conjunto Viver Melhor, onde há uma demanda significativa de arborização por parte dos moradores”, explicou a diretora Técnica Operacional da Semmas, Aldenira Queiroz. Segundo ela, a procura por mudas surpreendeu a organização do evento.

Foram plantadas 154 mudas de pau pretinho, ao longo do canteiro

Foram plantadas 154 mudas de pau pretinho, ao longo do canteiro

O conjunto é formado por casas e blocos de apartamentos. Moradora de uma das casas, a auxiliar de produção Vera Lúcia Porfírio dos Santos, 50, ficou agradecida pela iniciativa. Segundo ela, a área estava precisando de arborização. “Como gosto muito de plantas e estava sentindo falta de verde tanto na minha casa quanto nas ruas. A Prefeitura de Manaus está de parabéns”, afirmou Vera. A moradora Vanilce Barbosa de Souza, 29, também pegou  mudas de espécies frutíferas para plantar na frente de casa e se comprometeu a ajudar a cuidar das mudas plantadas no canteiro central.

O plantio obedeceu aos padrões estabelecidos no Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. As mudas foram plantadas com mais de 1,8 metros de altura e intercaladas com espaçamento de aproximadamente nove metros entre uma e outra. “Com o crescimento pleno das mudas, os moradores do conjunto terão em breve os benefícios proporcionados pelas árvores com a formação de um corredor verde propiciando conforto térmico, sombra, bem como o embelezamento da via”, afirmou o chefe da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique.

O plantio obedeceu aos padrões estabelecidos no Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus

O plantio obedeceu aos padrões estabelecidos no Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus

A ação contou com o apoio das Escolas Municipais Professor Joaquim Gonzaga e Carlos Frota de Medeiros e da Escola Estadual Eliana Socorro Pinheiro Braga. Além de participar do plantio, os estudantes puderam também interagir por meio dos jogos ambientais disponibilizados no local pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas.  O professor João Bosco, da Escola Joaquim Gonzaga, destacou a importância da participação dos estudantes na atividade. “É fundamental participar de uma atividade como esta porque através dela o jovem pode se sentir parte de um processo de melhoria da qualidade de vida na cidade onde vive, além da oportunidade de aprender mais sobre a importância da arborização para o ambiente”, afirmou.

A programação da Semmas comemorativa ao aniversário de Manaus termina na próxima quinta-feira, 23, com a realização de uma grande ação de distribuição de mudas, na Praça da Saudade. Serão disponibilizadas para a população 1 mil mudas de espécies frutíferas e ornamentais, dentro do Programa Manaus Verde e Viva, entre as 9h e 16h.

Roberto Brasil