Prefeitura intensifica o atendimento às mulheres no Outubro Rosa

By -

pmm-outubro-rosaA Prefeitura de Manaus registrou aumento de 50% para 88% na procura pelo exame de mamografia nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher durante as ações do Outubro Rosa. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aderiram à campanha e estão alertando as mulheres a fazerem o exame de mamografia e preventivo tanto nas unidades móveis de Saúde quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, levantada desde o início da campanha, tem motivado cada vez mais mulheres a procurarem nossas Unidades Móveis de Saúde da Mulher com a intenção de realizarem os exames. A partir dos 40 anos não precisa nem de requisição médica, basta chegar e pedir para fazer o exame”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

Segundo o coordenador das Unidades Móveis de Saúde, William Terra, cada uma das quatro unidades móveis de Saúde da Mulher oferece 40 exames por dia. As unidades móveis Médico Laboratoriais oferecem o preventivo, conhecido como exame de Papanicolau, para o qual é necessário encaminhamento médico.

Manaus registrou 208 óbitos por câncer de colo de útero em 2013 e este ano, já foram registradas 129 mortes. Com câncer de mama foram 130 mortes em 2013 e 71 este ano.

Para intensificar os exames de mamografia e preventivo, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher estão localizadas na Lòris Cordovil, 984, em frente ao Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada e na Travessa Sacaca, próximo ao Mercado Paraná, no Bairro João Paulo II, com acesso pela Av. Itaúba, até o dia 17 de outubro.

As Unidades Médicas de Saúde Odontológicas estão posicionadas no Ramal Campos Sales, ao lado da Escola Municipal Presidente Manuel Ferraz, na Rua 13, 395, no pátio da Paróquia Cristo Redentor e no Bairro João Paulo II, com acesso pela Avenida Itaúba, até o dia 17 de outubro.

As Unidades Médico-Laboratoriais também estão no Ramal Campos Sales,  ao lado da Escola Municipal Presidente Manuel Ferraz, na Rua 13, 395, no pátio da Paróquia Cristo Redentor e no Bairro João Paulo II, com acesso pela Av. Itaúba, também até o dia 17 de outubro.

Roberto Brasil